Cidadania e Liderança escolar
Grátis
Sobre o livro
No atual contexto da "sociedade do conhecimento" e da conectividade em rede, surgem questões novas que importam tanto à educação como à investigação e ao pensamento teórico no domínio das Ciências Sociais. Em tempo de mutações rápidas e imprevisíveis, o que significa ser cidadão? Que contradições afetam as lógicas neoliberais, cívicas e comunitárias? Que possibilidades para um cidadania cosmopolita? Que vias se abrem à (re)criação de identidades cívicas partilhadas e plurais? Serão superáveis as antinomias nascidas entre cidadania e identidade? Como se expressa a ideia de cidadania em diferentes discursos? Em que medida tem sido possível à escola de hoje contribuir para o desenvolvimento de um ethos de cidadania que congregue pluralização e abertura no processo de desenvolvimento das identidades dos alunos? Que lideranças de escola são constitutivas de uma "escola cidadã"? Como experienciam e constroem os alunos a ideia de cidadania?
Ao tomar como foco de estudo as questões que se levantam em torno da pluralidade de conceções de cidadania nos contextos complexos da escola de hoje, esta publicação contribui para um conhecimento aprofundado dos contextos e experiências que a escola proporciona aos alunos em termos da educação para a cidadania, bem como dos efeitos das políticas oficiais na produção de diferentes discursos sobre cidadania. Permite ainda compreender as lógicas de construção de cidadania na escola e de que modo elas se enraízam ou não em momentos históricos relativamente próximos.
Coleção EDUCAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA
Tem como objetivo dar a conhecer trabalhos de investigação empírica e de reflexão teórica produzidos nas ciências de educação, com especial relevância para a prática profissional dos professores. Esta coleção é dirigida a todos os que se interessam pelos problemas da escola.
Assumindo que teoria e prática devem surgir sempre interligadas, pretende-se estabelecer um verdadeiro diálogo entre ambas de modo a contribuir para uma ação mais esclarecida e mais reflexiva por parte de todos os atores implicados no processo educativo.