Bertrand.pt - Avaliar para Aprender

Avaliar para Aprender

Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário

de Leonor Santos, Teresa Bondoso, Sónia Dias, Fernanda Rio, Otília Moreirinha, José Manuel Varandas, Paulo Dias, Jorge Pinto e Filomena Leite Pinto 

Editor: Porto Editora
Portes
Grátis
10%
14,13€
Poupe 1,41€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock
portes grátis

A avaliação das aprendizagens é uma das áreas da competência profissional do professor. A forma como se pratica não é neutra e influencia de forma determinante a aprendizagem dos alunos. Muitos são os professores que procuram desenvolver práticas de avaliação formativa, muito embora haja ainda uma distância entre o que se deseja e o que se faz. Este afastamento é explicado pelas dificuldades que se colocam no terreno no desenvolvimento destas práticas.

A obra Avaliar para Aprender - Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário apresenta diversas práticas de avaliação formativa em sala de aula, através da discussão de aspetos teóricos e de relatos de práticas. Em particular, aborda-se o papel do erro no processo de aprendizagem, alguns procedimentos de práticas avaliativas do professor, como a definição e negociação de critérios de avaliação e o feedback, o uso de um instrumento, o portefólio, e ainda práticas avaliativas centradas no aluno, como a co-avaliação e a autoavaliação. Os relatos de práticas em sala de aula cobrem todos os níveis de escolaridade do ensino não superior, sendo, a partir do 2.º ciclo, respeitantes à aula de Matemática. O destaque dado a esta disciplina assume particular relevância visto Portugal estar, na atualidade, a viver uma reforma curricular no ensino básico.

Esta obra resulta do trabalho desenvolvido no Projeto AREIE (Avaliação Reguladora do Ensino e Aprendizagem). Trata-se de uma publicação com relevância e utilidade para públicos em contextos diversos: professores, formação de professores, investigadores e estudantes de pós-graduação.

As abordagens teóricas combinadas com as implicações resultantes dos relatos de sala de aula que se apresentam são um dos pontos fortes deste livro. Espera-se que esta obra possa contribuir para o desenvolvimento de práticas avaliativas intencionalmente pensadas para servir a aprendizagem, de forma esclarecida e determinada.

Outros livros da coleção

História da Educação
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,00€
Porto Editora
A Educação para a Cidadania
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,00€
Porto Editora
Avaliar para Aprender
Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário
de Leonor Santos, Teresa Bondoso, Sónia Dias, Fernanda Rio, Otília Moreirinha, José Manuel Varandas, Paulo Dias, Jorge Pinto e Filomena Leite Pinto 
ISBN: 978-972-0-34326-0 Editor: Porto Editora Idioma: Português Dimensões: 167 x 244 x 9 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 112 Tipo de Produto: Livro Coleção: Educação, Teoria e Prática Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ensino e Educação  >  Teorias Educacionais e Currículo

Quem comprou também comprou

Mudanças nas Concepções e Práticas dos Professores
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,00€
Edições Vieira da Silva
Avaliação das Aprendizagens
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
9,90€
Texto Editores
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.