Avaliar para Aprender

Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário

de Leonor Santos, Teresa Bondoso, Sónia Dias, Fernanda Rio, Otília Moreirinha, José Manuel Varandas, Paulo Dias, Jorge Pinto e Filomena Leite Pinto 

Bertrand.pt - Avaliar para Aprender
Editor: Porto Editora
Edição: abril de 2010
Portes
Grátis
10%
14,40€
Poupe 1,44€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock online

A avaliação das aprendizagens é uma das áreas da competência profissional do professor. A forma como se pratica não é neutra e influencia de forma determinante a aprendizagem dos alunos. Muitos são os professores que procuram desenvolver práticas de avaliação formativa, muito embora haja ainda uma distância entre o que se deseja e o que se faz. Este afastamento é explicado pelas dificuldades que se colocam no terreno no desenvolvimento destas práticas.

A obra Avaliar para Aprender - Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário apresenta diversas práticas de avaliação formativa em sala de aula, através da discussão de aspetos teóricos e de relatos de práticas. Em particular, aborda-se o papel do erro no processo de aprendizagem, alguns procedimentos de práticas avaliativas do professor, como a definição e negociação de critérios de avaliação e o feedback, o uso de um instrumento, o portefólio, e ainda práticas avaliativas centradas no aluno, como a co-avaliação e a autoavaliação. Os relatos de práticas em sala de aula cobrem todos os níveis de escolaridade do ensino não superior, sendo, a partir do 2.º ciclo, respeitantes à aula de Matemática. O destaque dado a esta disciplina assume particular relevância visto Portugal estar, na atualidade, a viver uma reforma curricular no ensino básico.

Esta obra resulta do trabalho desenvolvido no Projeto AREIE (Avaliação Reguladora do Ensino e Aprendizagem). Trata-se de uma publicação com relevância e utilidade para públicos em contextos diversos: professores, formação de professores, investigadores e estudantes de pós-graduação.

As abordagens teóricas combinadas com as implicações resultantes dos relatos de sala de aula que se apresentam são um dos pontos fortes deste livro. Espera-se que esta obra possa contribuir para o desenvolvimento de práticas avaliativas intencionalmente pensadas para servir a aprendizagem, de forma esclarecida e determinada.

Da mesma coleção

História da Educação
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,40€
Porto Editora
Ensinar ciências, aprender ciências
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,40€
Porto Editora
Avaliar para Aprender
Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário
de Leonor Santos, Teresa Bondoso, Sónia Dias, Fernanda Rio, Otília Moreirinha, José Manuel Varandas, Paulo Dias, Jorge Pinto e Filomena Leite Pinto 
ISBN:
978-972-0-34326-0
Ano de edição:
04-2010
Editor:
Porto Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
167 x 244 x 9 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
112
Tipo de Produto:
Livro

Quem comprou também comprou

A Avaliação no Quotidiano da Sala de Aula
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
19,99€
Porto Editora
Ensinar ciências, aprender ciências
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,40€
Porto Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.