Autobiografia de uma Sala de Aula

Entre Ítaca e Babel com Paulo Freire

de Christopher Damien Auretta e João Rodrigo Simões 

Bertrand.pt - Autobiografia de uma Sala de Aula
Editor: Edições Colibri
Edição: março de 2020
Portes
Grátis
10%
10,00€
Poupe 1,00€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Caro Christopher, Respondo à sua questão: "Como ser docente, noutras palavras, um agente assíduo da Escola, e, contudo, ensinar a amar a vida?", perguntando "Como ser docente, e não ensinar a amar a vida?" Parece-me que não existe uma coisa sem a outra. Ser um agente assíduo da Escola e compartilhar o cenário com tanta juventude e não exemplificar o amor pela vida, pelo conhecimento e pelo outro, é, a meu ver, impossível. É claro que, na Escola, tal como na vida, existem momentos bons e outros nem tanto assim, mas é isso que nos faz amar a vida e ter vontade de a partilhar com os outros. É também assim, que, quanto a mim, deve ser a sala de aula - um espaço de partilha - de conhecimento, mas também das nossas vivências e ansiedades diárias. Considero, inclusivamente, que o desejo de conhecimento (desire to know) surge muitas vezes nesses e desses momentos de partilha, como se fossem lufadas de ar fresco, que docemente permeiam as paredes muitas vezes carregadas da sala de aula.

Caro João, Para o docente, a humanidade que o rodeia constitui um desafio ininterrupto, uma convocação sem prazo e um convite sem fim para crescer mais. Constitui, no fundo, uma enormidade a todos os níveis. (Ainda bem.) O docente é aprendiz desta humanidade que o rodeia e desafia diariamente; que lhe ilumina os caminhos ainda por conhecer e aprofundar; que, magnificamente, lhe impossibilita a arrogância, a atitude dogmática e a impermeabilidade perante a vida, e que afasta dele a tentação da biofobia e a sedução dos discursos ditos finais, ou absolutos, ou verdadeiros.

Desde o início das nossas frequentes tertúlias informais em torno de questões de pedagogia, apercebemo-nos da afinidade despretensiosa, irmandade discreta e parentesco conceptual entre a nossa maneira de pensar a docência e a pedagogia crítica desenvolvida pelo autor de Pedagogia do Oprimido. Pressentimos então que poderíamos crescer enquanto seres humanos e enquanto docentes mediante uma reflexão cada vez mais atenta à sua visão e prática pedagógicas a partir, e ao ritmo, das nossas próprias experiências pedagógicas. Assim fizemos. Sem nunca nos cansarmos. (…)

Autobiografia de uma Sala de Aula
Entre Ítaca e Babel com Paulo Freire
ISBN:
9789896899608
Ano de edição:
03-2020
Editor:
Edições Colibri
Idioma:
Português
Dimensões:
159 x 233 x 7 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
102
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.