A Escola na Linguagem dos Indicadores

Questões teóricas e práticas

de José L. C. Verdasca 

Bertrand.pt - A Escola na Linguagem dos Indicadores
Editor: Edições Colibri
Edição: maio de 2020
Portes
Grátis
20%
16,00€
12,80€

A escola, na crescente complexidade e intensidade das interações diárias e recursivas entre pessoas de diferentes gerações, por vezes com diferenças etárias entre elas de 40 a 50 anos ou mais, é hoje um lugar carregado de novos e permanentes desafios qualquer que seja o ângulo de análise em que nos situemos.

Abordar a problemática do desempenho escolar circunscrevendo-a a uma linguagem de indicadores, obriga-nos a estabelecer logo à partida o princípio de que uma tal problemática não se compadece com abordagens amarradas a perspetivas únicas por mais sólidos e consistentes que sejam os fundamentos aduzidos, mas habita, pela própria natureza do problema, campos plurifacetados e onde a diversidade de perspetivas proporcionam olhares mais abrangentes e completos para a sua compreensão. A análise e projeção contextualizada do desempenho escolar da turma está inspirada numa conceção de desenvolvimento da escola que convoca os princípios do compromisso institucional, da liberdade organizacional, da flexibilização curricular, da diferenciação pedagógica, da multirregulação colaborativa e autorregulação.

Naturalizar a integração de práticas participativas e de escrutínio em método aberto dos critérios e opções de organização escolar e reduzir significativamente argumentários de atribuição causal de fatores externos no desempenho escolar, potencia a promoção de culturas sociopolíticas e organizacionais escolares que tenderão a inscrever nos modos de governação e produção educativa de cada escola e grupo-turma a necessidade de olhar criticamente os efeitos das práticas curriculares e da ação pedagógica incremental e em que da análise e avaliação dos seus efeitos nas aprendizagens e resultados escolares dos alunos decorrerá, em boa medida, o valor diferenciador da sua adequação, eficácia e afirmação.

A Escola na Linguagem dos Indicadores
Questões teóricas e práticas
ISBN:
9789896899356
Ano de edição:
05-2020
Editor:
Edições Colibri
Idioma:
Português
Dimensões:
158 x 227 x 13 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
228
Tipo de Produto:
Livro

Quem comprou também comprou

Liderança em Contexto Educativo em Portugal
20%
portes grátis
14,00€ 11,20€
LisbonPress
Desenvolvimento Motor - Autonomia e Vinculação
20%
portes grátis
23,00€ 18,40€
Edições Universitárias Lusófonas
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.