Grátis
Sobre o livro
A escola, na crescente complexidade e intensidade das interações diárias e recursivas entre pessoas de diferentes gerações, por vezes com diferenças etárias entre elas de 40 a 50 anos ou mais, é hoje um lugar carregado de novos e permanentes desafios qualquer que seja o ângulo de análise em que nos situemos.
Abordar a problemática do desempenho escolar circunscrevendo-a a uma linguagem de indicadores, obriga-nos a estabelecer logo à partida o princípio de que uma tal problemática não se compadece com abordagens amarradas a perspetivas únicas por mais sólidos e consistentes que sejam os fundamentos aduzidos, mas habita, pela própria natureza do problema, campos plurifacetados e onde a diversidade de perspetivas proporcionam olhares mais abrangentes e completos para a sua compreensão.
A análise e projeção contextualizada do desempenho escolar da turma está inspirada numa conceção de desenvolvimento da escola que convoca os princípios do compromisso institucional, da liberdade organizacional, da flexibilização curricular, da diferenciação pedagógica, da multirregulação colaborativa e autorregulação.
Naturalizar a integração de práticas participativas e de escrutínio em método aberto dos critérios e opções de organização escolar e reduzir significativamente argumentários de atribuição causal de fatores externos no desempenho escolar, potencia a promoção de culturas sociopolíticas e organizacionais escolares que tenderão a inscrever nos modos de governação e produção educativa de cada escola e grupo-turma a necessidade de olhar criticamente os efeitos das práticas curriculares e da ação pedagógica incremental e em que da análise e avaliação dos seus efeitos nas aprendizagens e resultados escolares dos alunos decorrerá, em boa medida, o valor diferenciador da sua adequação, eficácia e afirmação.