Auto-Regulação da Aprendizagem
das concepções às práticas
de Adelina Lopes da Silva, Ana M. Veiga Simão e Isabel de Sá
Sobre o livro
Este livro tem por tema central a aprendizagem regulada pelo próprio estudante. Esta aprendizagem envolve a interacção dos conhecimentos, competências e motivações do próprio com as exigências colocadas pelo meio e conduz à organização, ao planeamento, ao controlo e à avaliação dos processos adoptados e dos resultados atingidos na realização das tarefas escolares.
Esta obra tem como objectivo apresentar os principais resultados das investigações realizadas no âmbito das dissertações de mestrado em Ciências da Educação, na área de Psicologia da Educação, tema da auto-regulação da aprendizagem. No seu conjunto, os resultados das investigações realizadas até este momento, indicam que o conhecimento experienciado das componentes cognitiva/metacognitiva, motivacional/volitiva, em interacção com o contexto, constitui uma ferramenta única para os estudantes desenvolverem experiências de aprendizagem conducentes à autonomia. Esta publicação ilustra diferentes caminhos que o estudo da auto-regulação pode promover.
Este livro destina-se a psicólogos, professores, educadores e estudantes, e a todos os que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre a aprendizagem em contexto educativo.