Sinopse de Amor e Guerra
de Afonso Cruz
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2021 - Ficção Lusófona
Theobald Thomas e Bluma Janek estão fadados a ficar juntos desde que vêm ao mundo. Os livros são o seu ponto de encontro. Mas a Berlim do pós-guerra, uma cidade enlutada e dividida, haverá de contrariar o que o destino parecia ter escrito.
Numa noite de Agosto, sem aviso, o chão de Berlim é rasgado pelos alicerces de um muro o mais famoso da História e a promessa do primeiro beijo fica adiada.
O novo romance de Afonso Cruz parte de uma trama real em que o amor e a guerra se entrelaçam para questionar certos limites, encontrando no fado individual de dois amantes o reflexo de algo universal: o que seríamos capazes de fazer por paixão, que barreiras ultrapassaríamos? Pode o amor saltar muros sem que alguém se magoe?
O melhor de Afonso Cruz, para além da sua escrita simples, de rigor e de entusiasmo, é conseguir sempre surpreender-nos pela positiva. Uma estória de amor em que nem a História da Guerra parou. Uma leitura que nos faz acreditar que o amor - quando é para ser, acontece. Não é, apenas, um romance da II Guerra Mundial, é uma estória de amor, que, por acaso, passa-se na Berlim do Muro. Inspira-nos. E o melhor de tudo, chega ao último capítulo e consegue causar no leitor o efeito “Uau!”
É surpreendente, como Afonso Cruz nos consegue sempre surpreender, a cada romance seu. Uma história que se passa na época da construção do muro de Berlim. Será um muro suficientemente alto ou forte, para separar, o que o destino ordena que se cumpra ?