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Sobre o livro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
A tensão e o rigor exigidos para o poema deverão igualmente consolidar a reflexão que toma por
objecto a poesia: um texto de que a emoção não pode estar excluída e em que o poder da palavra
continua a ser essencial. Falar de poesia, se não é tentar o impossível aprisionamento do poema ou do
seu fugidio sentido entre as linhas do quadrilátero onde eles não hão-de caber, não poderá ser, também,
o desajustado divagar extrapolante que tantas vezes encontramos na chamada crítica de poesia. O
entendimento do poema, o acerto com que dele se fala, são fenómenos tão infrequentes quanto o é a
criação de verdadeira poesia. E assim como não é fácil dizer por que razão um poema é um poema e não
um simples amontoado de versos ou de frases com pretensões poéticas, difícil será explicar por que um
texto sobre poesia não falha (quando não falha) o seu objectivo, que é entrar no «lago escuro», não para
o iluminar, mas para lhe conhecer a escuridão.