Bertrand.pt - A Sociedade de Comunicação

A Sociedade de Comunicação

Uma Abordagem Sociológica e Crítica

de Gérard Leclerc 

Editor: Instituto Piaget
Edição ou reimpressão: abril de 2001
Portes
Grátis
10%
14,66€
Poupe 1,47€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Envio até 4 dias
portes grátis

O livro A Sociedade de Comunicação, de Gérard Leclerc, é, como diz o seu autor, um livro que não se destina propriamente a especialistas mas a todo o interessado pela comunicação. Com efeito, o livro, para além de fazer uma resenha histórica do que têm sido os meios de comunicação (transmissão oral, escrita, o telégrafo, etc.) utilizados pelo homem ao longo dos séculos, é também uma reflexão sobre o que é na realidade a comunicação e em que é que esta contribui para a nossa sociedade.
Para elucidar o leitor, é feita uma análise dos vários tipos de discursos (discursos públicos, discursos culturais, discursos privados, etc.) que nos dão uma visão dos processos por que passam os enunciados até chegarem a nós. Para tal o autor utiliza exemplos mundialmente conhecidos (URSS) da importância que a comunicação tem nas mentalidades e nos valores da sociedade. Juntamente com esta análise, somos também levados a reflectir sobre o papel de quem produz os enunciados, quem os emite, quem os consome e de que maneira é que estes nos afectam ou não. Ao fazê-lo o autor centra-se nos media, na sua evolução e no papel que estes têm vindo a ter na sociedade actual, sendo que na maior parte dos casos as informações nos chegam através deles. A par deste processo de evolução, são-nos também mostradas as evoluções que a comunicação tem vindo a sofrer não somente devido aos avanços tecnológicos como também às mudanças de mentalidade, aos regimes políticos, etc., introduzindo--nos aos poucos na problemática da Internet e da mundialização das comunicações e de que forma é que estas alteram consideravelmente a hierarquia dos enunciados, a facilidade de acesso à informação, ao consumo e sobretudo à mudança que esta introduziu na definição de discursos públicos e de discursos privados. O autor leva-nos, pois, numa viagem ao mundo da comunicação e à sua história, deixando-nos, no meio do mundo que é a Internet, com a sensação de que tudo o que lemos atrás poderá, de um momento para o outro, ser alterado de forma irreversível.

A Sociedade de Comunicação
Uma Abordagem Sociológica e Crítica
ISBN: 9789727713677 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Instituto Piaget Idioma: Português Dimensões: 157 x 234 x 17 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 202 Tipo de Produto: Livro Coleção: Epistemologia e Sociedade Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Sociologia

Sugestões

21 Lições para o Século XXI
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
21,98€
Elsinore
Porque Gostamos de Cães, Comemos Porcos e Vestimos Vacas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,50€
Bertrand Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.