A Liberdade é uma Luta Constante
Ferguson, a Palestina e as bases de um movimento
de Angela Davis; Tradução: Tânia Ganho
Sobre o livro
Nesta selecção de ensaios, entrevistas e discursos recentes, a célebre activista e académica Angela Davis lança uma nova luz sobre as lutas contra a violência de Estado e a opressão em vários pontos do mundo - da Palestina à África do Sul -, desmontando as estruturas do sistema capitalista (patriarcado, supremacia branca, políticas imperiais) que apenas sobrevivem perpetuando conflitos.
Reflexão sobre os combates históricos do movimento negro nos Estados Unidos, o lugar central do feminismo na desconstrução das relações de poder e a abolição do sistema prisional industrial, A Liberdade é uma Luta Constante (2015) obriga-nos a olhar para lá do nosso quintal, para os reservatórios de esperança e optimismo que encontramos nas colectividades resistentes.
Quando dar tréguas à injustiça é multiplicar formas de submissão, Angela Davis desafia-nos a dar o exemplo, fazendo a nossa parte por um movimento global de libertação humana.
Angela Davis deve ser das activistas mais experientes da sua geração. Chegou a ser procurada pelo FBI devido à sua conexão com o partido comunista americano. A sua carreira como professora, figura pública e ativista continua em " A liberdade é uma luta constante", uma série de palestras e discursos organizados em que Davis propõe o activismo interseccional, que passa pelo feminismo, pelo anti-racismo, pelo anti-capitalismo e pela luta pela liberdade em todo o mundo, com especial destaque para a Palestina.
Este é um dos livros mais marcantes e importantes da atualidade. De forma honesta e frontal, Angela Davis explora a longa história da luta contra a violência e opressão e a importância de a mantermos. Afinal, a liberdade é uma luta constante.