Grátis
Sobre o livro
Publicado originalmente em 1915, A Metamorfose é um texto central na obra de Franz Kafka. Uma parábola sobre a alienação humana, uma narrativa sobre o absurdo da vida e sobre os processos de exclusão, que conserva ainda hoje toda a sua carga revolucionária.
«Quando uma manhã Gregor Samsa acordou de sonhos inquietos, viu-se na sua cama transformado num monstruoso inseto.» — assim se inicia esta espantosa e terrível história de um homem frente a frente com a sua repugnância, obrigado a esconder-se no interior dos seus aposentos, progressivamente rejeitado pela família, varrido por fim da sociedade com uma total e trágica indiferença.
Comentários
-
Aos olhos de Kafka
Um livro que reflete, de certo modo, a juventude de Franz Kafka. Kafka foi um jovem muito debilitado e extremamente sensível fisicamente, assim como o insecto Gregor Samsa. Por este motivo, sempre foi considerado um estorvo e uma desilusão pelo próprio pai, encontrando um porto seguro na mãe e uma confidente numa das suas irmãs. Estes elementos familiares, estão claramente presentes na obra, que pode ser vista como um grito de socorro, um desabafo à maneira de Kafka sobre como tinha sido viver naquela casa. Para bem entender este livro fantástico, recomendo a leitura de "Carta ao Pai", sendo possível ao leitor estabelecer fáceis ligações entre A Metamorfose e a Carta.
O mundo de Kafka é, por vezes, um mundo onde nos encontramos: escuro, repleto de impotência, medo e arbitrariedade. É um mundo multifacetado, cuja vida é pautada por um terror interior constante. Indubitavelmente, é um dos autores mais relevantes e importantes na história da literatura e, para mim, um autor que me é querido pelo facto de abordar temas tão íntimos.