Grátis
Sobre o livro
O que levou os seres humanos a criar culturas, esse conjunto impressionante de práticas e instrumentos onde se incluem a arte, os sistemas morais e a justiça, a governação, a economia política, a tecnologia e a ciência?
A resposta habitual a esta pergunta remete para a excecional inteligência humana, auxiliada por uma faculdade ímpar: a linguagem. Em A Estranha Ordem das Coisas, António Damásio proporciona uma resposta diferente. Ele afirma que os sentimentos - de dor, sofrimento ou prazer antecipado - foram as forças motrizes primordiais do empreendimento cultural, os mecanismos que impulsionaram o intelecto humano na direção da cultura. Além disso, propõe que os sentimentos monitorizaram o sucesso ou o fracasso das nossas invenções culturais e permanecem, ainda hoje, envolvidos nas operações subjacentes ao processo cultural, para o melhor e para o pior.
A interação favorável e desfavorável de sentimento e razão deve ser reconhecida se quisermos compreender os conflitos e as contradições que afligem a condição humana, desde os dramas humanos pessoais até às crises políticas.
Comentários
-
Alargar a acessibilidade ao público geral
Outra grande obra de um dos mais importantes pensadores e investigadores portugueses de sempre. Neste livro diminui a separação entre a ciência e o público geral
Afinal os sentimentos são a grande força que nos move e motiva na construção de uma sociedade? António Damásio escreve esta obra para um público em geral, com linguagem bastante acessível onde expõe a sua teoria acerca da linguagem e dos sentimentos. O autor defende que os sentimentos foram as principais forças que moveram a humanidade na construção de culturas.
Fruto da sua própria investigação, mais uma viagem ao mundo - ainda desconhecido - da mente humana.