Grátis
Sobre o livro
Nas últimas décadas, numerosos filósofos e cientistas cognitivos têm debatido a consciência como se fosse uma questão à parte, dando-lhe um estatuto especial, o de problema único, não apenas difícil de investigar mas insolúvel. Porém, António Damásio está convencido de que as mais recentes descobertas da Neurobiologia, da Psicologia e da Inteligência Artificial nos facultam as ferramentas necessárias para solucionar este mistério.
Em 49 breves capítulos, o autor ajuda-nos a compreender a relação entre a consciência e a mente; porque estar consciente não é o mesmo que estar acordado e não precisa de mente; o papel fundamental dos sentimentos; e a relação entre o cérebro biológico e o desenvolvimento da consciência.
António Damásio não realiza apenas uma síntese entre as descobertas de várias ciências e as perspetivas da filosofia: apresenta a sua própria e original investigação, que tem transformado o entendimento do cérebro e do comportamento humanos.
António Damásio"
Este livro atingiu o objetivo pretendido, embora pessoalmente prefira os livros anteriores e a abordagem anterior, este permite aproximar a população em geral de uma das áreas mais interessantes e importantes da ciência, e esta aproximação é vital para o progresso de ambas.
Concordo com a opinião do leitor abaixo. Se a estranha ordem das coisas ainda era aceitável para leigos, este nem para leigos serve. Perdeu os maiores fãs da área e os leigos com um livro repetido na temática e confuso na escrita, deixando a objetividade e terminologia científica de lado.
Por este andar qualquer dia o António Damásio está a escrever livros de autoajuda. . Para quem está habituado ao tema e às suas anteriores obras, a coisa a partir da penúltima (Ao encontro de Espinoza) está a tornar-se, nao só repetitiva, como vulgar. . Esta última então, tentou repetir o tema que já cansa, tentando simplificar, mas numa linguagem que deixou de ser perceptivel para quem gosta é lê sobre neurociencia. . Fiquei confuso, mas certo que se a tentativa é alargar a outros leitores, o risco de perder aqueles que o liam até aqui é evidente. . Decepcionante