A Bela Senhora Seidenman
de Andrzej Szczypiorski
Grátis
Sobre o livro
Em 1943, a cidade de Varsóvia encontra-se sob a ocupação nazi. Irma Seidenman é uma jovem viúva judia com dois atributos preciosos: cabelo loiro e olhos azuis. São eles a delimitar a fronteira entre a sua vida e a sua morte. Com a ajuda de documentos falsos, consegue escapar ao gueto fazendo-se passar pela mulher de um oficial polaco, até ao dia em que é descoberta e entregue à Gestapo. Seguem-se trinta e seis horas de detenção e um resgate no limite do impossível, que chega quando os últimos judeus da cidade enfrentam a morte num cenário de terror apocalíptico.
Trágico, belo e profundo, A Bela Senhora Seidenman dá-nos a conhecer uma mulher e uma cidade num mundo em convulsão. Nas ruas de Varsóvia, personagens tão reais que parecem saltar das páginas repetem as rotinas possíveis por entre o caos e o violento desenrolar da História. As suas vozes acompanham-nos nesta caleidoscópica e inquietante viagem aos limites do amor, da abnegação e da crueldade.
Brilhante e oportuno, este romance foi internacionalmente aclamado pela crítica e pelo público aquando da sua publicação na década de 1980, e surge agora numa nova edição com introdução de Chimamanda Ngozi Adichie.
Michiko Kakutani, The New York Times
A história deste livro magnífico prende-se com a ocupação nazi de Varsóvia e com a beleza de uma judia loira de olhos azuis(caso raro) e da sua luta para escapar ao destino trágico reservado a todos os judeus nesta época, aproveitando o facto de ser bela e com documentação falsa, mas acaba por ser apanhada pela Gestapo e resgatada no limite. Um relato vívido do gueto de Varsóvia.