Descubra mais
Pão De Açucar (eBook)
de Afonso Reis Cabral
Sobre o livro
Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos.
Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às zonas sujas, e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado?
Romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o País, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores, Pão de Açúcar é uma combinação magistral de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária de Afonso Reis Cabral.
A originalidade da narrativa reside precisamente neste ponto de vista, que faz de Pão de Açúcar uma espécie de romance de (de)formação, um texto que relata a formação de um grupo que se reúne num assassinato, na passagem da infância para a adolescência. A ambivalência de sentimentos de todos e cada um em relação a Gisberta mostra que não há trajetos lineares para o crime, nem fatalidades sociológicas num caso que é mais complexo ficcionalmente do que o relato jornalístico habitualmente revela. Neste processo, o narrador não exibe estados de alma nem reivindica anátemas sociais; e é isso, sobretudo, que torna o romance tão descarnadamente efetivo, tão pungentemente cruel. Neste huis-clos que é a cave de um edifício abandonado, onde tudo se joga e tudo se precipita, não há anjos nem demónios, apenas seres deixados à sorte dos seus instintos mais primários. O narrador não condena nem atenua as culpas: todos as têm, no tecido esgarçado deste romance, que é uma das obras ficcionais portuguesas mais arrebatadoras e poderosas dos últimos anos.
António Mega Ferreira jurado do Prémio Literário José Saramago de 2019
Comentários
Detalhes do produto
Detalhes do Produto
eBooks > eBooks em Português > Literatura > Ficção