Jeny Sulemange

Jeny Sulemange

Biografia

«Mudei-me para Portugal já adulta, mas a paixão pela cozinha sempre me acompanhou. Quando conheci o meu marido, o Aziz, essa paixão veio ao de cima, pois ele adora comer. Era magro, quando o conheci; hoje… bem, hoje tem uns quilinhos a mais, e diz que a culpa é minha.
A mãe do Aziz é a dona Farida, ou melhor, a Chef Mãe Farida, a pioneira da cozinha moçambicana em Lisboa. Ela e o marido foram os fundadores do famosíssimo restaurante Cantinho do Aziz, na Mouraria.
Aprendi imenso com ela; aprendi outras maneiras de cozinhar e de recriar pratos da nossa terra, e via-a muitas vezes a lidar com a pressão de servir e bem servir os clientes do restaurante. Nessa altura, nunca me imaginei no lugar dela. As primeiras experiências foram nos festivais dos moçambicanos: o restaurante estava sempre presente nesses festivais, que aconteciam uma vez por ano, no verão, e, como a Chef Mãe Farida ficava no restaurante, alguém tinha de ser a chef durante o festival – e essa tarefa cabia-me a mim. A experiência da pressão de ter de servir muitas pessoas ao mesmo tempo foi surreal – e desgastante! –, mas no final valeu a pena. Só de olhar para as pessoas a comer e a abanar a cabeça de satisfação enquanto comem uma coisa cozinhada por nós… é algo que só os chefs conseguem descrever, é único.»
partilhar
Cozinha Moçambicana
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Arte Plural Edições
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.