Último Olhar
de Miguel Sousa Tavares
Grátis
Sobre o livro
Pablo tem 93 anos, viveu a Guerra Civil Espanhola, viveu os campos de refugiados da guerra em França, viveu quatro anos no campo de extermínio nazi de Mauthausen. E depois viveu 75 anos tão feliz quanto possível, entre os campos de Landes, em França, e os da Andaluzia espanhola. Inez tem 37 anos, é médica e vive um casamento e uma carreira de sucesso com Martín, em Madrid, até ao dia em que conhece Paolo, um médico italiano que está mergulhado no olho do furacão do combate a uma doença provocada por um vírus novo e devastador, chegado da China: o SARS-CoV-2. Essa nova doença, transformada numa pandemia sem fim, vai mudar a vida de todos eles, aproximando-os ou afastando-os, e a cada um convocando para enfrentar dilemas éticos a que se julgavam imunes.
Último Olhar marca o aguardado regresso de Miguel Sousa Tavares ao romance. Uma história sem tréguas nem contemplações, onde o passado cruza o presente e o presente interroga o futuro que queremos ter. Da primeira à última página, até decifrarmos o que se esconde atrás do título.
Gosto muito da escrita do autor. Mais um livro que adorei.
Este romance conhece desenvolvimentos marginais que se me afiguram tão empolgantes como as tramas centrais, de um e de outro personagem, na primeira linha. Por exemplo, a maneira como as experiências de vida (e de morte) forjam o caráter, no caso de Pablo, a recusa obstinada em vergar-se, até perante a sensatez, a rejeição da submissão irrefletida e da obediência civil. A sua coragem, firmeza, rebeldia e independência de espírito, a sua ousadia e prontas reações, porventura violentas, terão sido determinadas pelas suas memórias e traumas?
Acabei de ler o livro, neste momento! Fantástico... Devorei em pouco tempo. Fascinante e empolgante, como os outros livros de MST. Gostaria de lhe dizer, mas como não sei o seu email, fica aqui a minha opinião. Obrigado e um abraço MST. Paulo Oliveira.
Primeiro livro que li do autor. Ótimo livro... Emocionei-me em várias passagens. Um dos melhores livros que li ao longo destes quase 65 anos.