Sucesso na Implementação do BSC em Organizações Públicas e Privadas
de Cidália Oliveira, Margarida Rodrigues, Carlos Plácido, Ana Pinto Borges, Ricardo Pereira, Mário Franco e Rui Silva
Grátis
Sobre o livro
O atual ambiente competitivo e turbulento, circunscreve um cenário macroeconómico exigente, despoletador de rápidas mudanças e adaptações. Esta necessidade, de adaptação às mudanças força os gestores a manterem as suas organizações competitivas, com vista a preservarem o sucesso e desempenho desejado.
Contudo, este desempenho desejado, é frequentemente confundido com um desejo utópico - o que é o desempenho desejado? Em primeira instância surge a identificação da atual posição da organização face à sua concorrência ou papel na sociedade. O que pretende servir e quem? Como pretende atingir o seu objetivo? Como é possível medir o alinhamento do estado atual e comparar o estado estratégico definido? Todas estas questões pairam na mente dos gestores, fazendo com que todos os dias se encontrem numa procura incessante em torno de ferramentas capazes de os auxiliarem na gestão.
A ferramenta de gestão do Balanced Scorecard (BSC) é intitulada, como capaz de alinhar e comunicar a transversalmente. Através do BSC, os gestores têm a capacidade de acompanhar o desempenho de curto e longo prazo, indicadores de resultados (ocorrência), como também dos indicadores de tendência.
Esta obra consiste num guia de implementação da ferramenta, identificando, passo a passo, através de exemplos práticos, todas as fases de implementação. Através da exemplificação de casos de sucesso, todas as organizações poderão ser casos de sucesso, independentemente da sua área de atividade.