O Gato que Salvava Livros
de Sosuke Natsukawa; Tradução: Teresa Mendonça
Grátis
Sobre o livro
Envolto numa aura de aconchego,
ternura e felicidade,
este é um romance que celebra os livros,
os gatos e as pessoas que os adoram.
Na periferia da cidade, há uma livraria alfarrabista. Lá dentro, as pilhas de livros são como arranha-céus a tocar o teto. Estamos na Livros Natsuki, fundada pelo avô de Rintaro, que ali cresceu, numa espécie de refúgio extraordinário em que a leitura comandava os dias e os mundos amparados pelas lombadas não tinham fim.
Depois da morte do avô, Rintaro está inconsolável e sozinho, e a vida da Livros Natsuki parece ter acabado. Mas é então que surge Tigre, um gato malhado… falante. Tigre pede ajuda a Rintaro: precisa que um verdadeiro amante de livros se junte a ele numa missão muito importante. Não há tempo a perder: é preciso salvar vários livros das mãos das pessoas que os trataram mal, os prenderam e os traíram. Juntos, partem em três viagens mágicas, e no final… Rintaro tem de enfrentar o derradeiro desafio sozinho.
Uma história comovente sobre esperança, altruísmo e o enorme poder dos livros, para todos os que veem neles muito mais do que apenas um conjunto de palavras impressas em papel.
Kirkus Reviews
«Um romance encantador.»
Publishers Weekly
«Considera-se um amante de livros? Esta história japonesa é para si.»
Library Journal
«Tão original quanto comovente, este romance recorda-nos quão bom é ficarmos enrolados numa manta, no nosso sofá, e esquecermo-nos das horas, enquanto ficamos imersos numa história maravilhosa.»
The Japan Times
Comentários
-
Inspirador
Uma encantadora história sobre a amizade, a coragem e o conhecimento secreto que se esconde nos livros. Escrito com muito humor e originalidade, este livro é perfeito para os amantes da fantasia e, claro está, da leitura! Recomendo a sua leitura para jovens a partir dos 14 anos.
-
O herói é o Gato
E se um gato vos desse uma missão para ajuda-lo a salvar livros, aceitavam? Eu aceitei esta missão quando comecei a ler este livro e devo dizer que adorei cada página. O autor levou-me para um mundo que não estava à espera e sinceramente, amei cada página. Recomendo vivamente primeiramente pelo enredo e porque os autores de origem nipónica possuem uma habilidade de escrever obras que abraçam o coração trazendo conforto.
-
LEITURA OBRIGATÓRIA
Eu vou começar esta review de forma simples e direta: LEITURA OBRIGATÓRIA, TODOS OS LEITORES CONVOCADOS A LEREM ESTE LIVRO! Este livro conta-nos a história de um rapaz que perdeu o familiar mais próximo com quem sempre viveu: o avô. O seu avô deixou-lhe uma livraria onde só eram vendidos livros em segunda mão e maioritariamente grandes clássicos da literatura, no meio da sua amargura e da sua solidão apareceu um gato, um gato que falava e que o levou numa aventura para salvar livros, tal como o titulo indica. Por trás destas aventuras estão mensagens subliminares, mas ao mesmo tempo muito óbvias, tudo críticas aos leitores de hoje em dia, críticas lógicas que qualquer um que esteja no mundo dos livros, como por exemplo o bookstagram vai entendê-las (não as revelo porque primeiro acho interessante que cada um as descubra e segundo não quero dar spoilers). Este livro além de ser uma história de salvação da alma e da vida do protagonista através e a partir dos livros, também é um abre olhos para todos os leitores. Ensina-nos a valorizar os livros, ensina-nos que os livros são muito mais que um monte de páginas impressas e que acima de tudo é o nosso amor por eles e o valor que lhes damos que vão fazer com que estes nunca deixem de existir. Agora fica aqui um apelo a todos vocês, amigos leitores, leiam este livro, vale muito, mas muito a pena!
-
Bonita história Juvenil
O nosso protagonista é Rintaro, um jovem introvertido de 17 anos, e que acabou por perder o seu avô, com quem vivia. Num dia, na livraria do seu avô, aparece um gato falante, o Tigre, que lhe diz que precisa da sua ajuda para salvar livros. Vamos embarcar então, em várias "viagens", onde cada uma delas aborda questões sobre os livros, tais como, a quantidade da leitura, a velocidade com que se lê, ou até mesmo o tipo de livros que se edita. Gostei muito de acompanhar a evolução de Rintaro e de ele perceber que, afinal, não está sozinho. Gostei também dos temas abordados nas várias "viagens", no entanto, senti que foram explorados de forma mais simples e que poderiam ser mais desenvolvidos. Talvez por ser um livro mais juvenil, o autor tenha optado por não desenvolver mais os temas. Senti também um pouco repetição de ideias/ideais, onde se tenta enaltecer os clássicos em detrimentos de outros livros, como também o ritmo e quantidade que lemos. Sendo eu, uma leitora que lê rápido e bastante, confesso que me senti um pouco "criticada" e não me agradou tanto esta ideia. Não sei se terá sido das minhas elevadas expectativas mas a verdade é que a história não me conquistou como eu estava à espera, uma leitura agradável mas nada que me marcasse.
- ver menos comentários ver mais comentários
Para quem gosta de livros que falem sobre livros, esta é uma boa leitura. Com uma leitura fácil, rápida e cheia de frases que nos inspiram. Retrata a magia dos livros que muitas vezes nos salvam.
Um Romance comovente sobre um gato que ajudava o seu dono a tomar conta da sua livraria.
Leitura rápida que nos mostra a importância dos livros e do seu conteúdo. Ensina - nos que há mais conhecimento e informação nos livros do que estaríamos à espera e que esse conhecimento e informação merece ser guardado e transmitido.