Sobre o livro
Este número da Revista é essencialmente dedicado à
ligação entre os média e as mulheres e tem um duplo
objectivo: por um lado, chamar a atenção para a questão da representação mediática como uma área de preocupação da agenda feminina; por outro, mostrar que se pode ser mais esclarecedor falar de «mulheres» quando se trata da sua representação mediática, ainda que mantendo a mesma preocupação de base ao questionamento desta
área.
- Margaret Gallager, Perspectivas feministas sobre os
Media;
- Cláudia Álvares, Feminismo e representação discursiva do feminino: a presença do outro na teoria e na prática;
- Alicia Reigada Olaizola, Trabajo, género y migración:
una aproximación al estudio de los discursos sobre las trabajadoras inmigrantes en la prensa española;
- Maria João Silveirinha, Obliterando o «político»: o
«pessoal» no espaço público mediatizado;
- Sónia Martins, A burqa pelas mulheres: mulheres
afegãs na imprensa portuguesa;
- Sara Quaresma Saraiva, As revistas de género e o
género das revistas;
- Dagmar E. Estermann Meyer, Relações entre ciência,
mídia e gênero e a politização da maternidade.