Contos de São Petersburgo
de Nikolai Gógol
Grátis
Sobre o livro
Estão aqui reunidas as cinco «Histórias de Petersburgo», «Avenida Névski» (1834), «Diário de um Louco» (1834), «O Nariz» (1836), «O Retrato» (1841) e «O Capote» (1841). Acrescentou-se «A Caleche» (1836), pequeno conto que alguns autores integram neste ciclo. Trata-se do chamado «segundo período» da obra do autor, que se seguiu ao período das histórias ucranianas, «Noites na Granja ao pé de Dikanka» e «Mírgorod».
Estes contos do fantástico-real (ou real-fantástico?), integrando o humor e a sátira inconfundíveis de Gógol, tiveram grande influência no ulterior desenvolvimento da prosa literária russa e, também, no de todas as literaturas ocidentais. A modernidade das propostas de Gógol continua mais viva do que nunca nestas histórias em que a personagem principal é a cidade de Petersburgo: mesquinha, sufocante, ridícula, irrisória e ilusória.
Vladimir Nabokov
Uma descrição dura e mordaz de aspectos da sociedade de São Petersburgo à época em que foi escrito.Cheio de humor e recorrendo muitas vezes ao Nonsense, consegue surpreender, pela criatividade dos contos mas também pela modernidade do estilo. Uma forma de humor que não esperava encontrar num escritor da primeira metade do século dezanove.
Para leitores de literatura clássica, têm agora a vantagem de ler uma compilação dos 6 melhores contos do autor. Fio-me que o 'Nariz' será o preferido de muitos...
Neste livro, encontramos o conjunto das seis histórias mais conhecidas do escritor. Contos curtos que começam com realidades do quotidiano até ao momento em que algo peculiar altera de forma surreal a vida dos personagens. Para quem gosta de literatura com um pouco de surrealismo à mistura, Gogol é o escritor certo.