Grátis
Sobre o livro
Com Presos por um Fio chega-nos finalmente o relato livre e documentado de uma das páginas mais negras da história do Portugal recente. É o trabalho de investigação que vem resgatar do esquecimento colectivo a trágica tentativa de impor - pela força das armas e do terror - ao povo português um projecto político que ele explicita e reiteradamente rejeitara.
Estudo histórico que conta pela primeira vez toda a verdade sobre as FP-25 de Abril, Presos por um Fio é também uma chamada de atenção para como uma outra vez na história contemporânea portuguesa forças de extrema-esquerda passaram do combate político ao extermínio físico daqueles que considerava seus inimigos.
Este imperdível livro de estreia de Nuno Gonçalo Poças conta ainda com o prefácio de Paulo Portas.
Este é um livro para quem quer saber mais sobre as FP-25 e o Projecto Global. É um livro que mostra os horrores do terrorismo, mas também as estruturas da FUP e dos grupos encabeçados pelos seus líderes. Nuno Gonçalo Poças consegue providenciar um contexto pertinente e a sua pesquisa não é questionável. Fica, no entanto, a desejar a imparcialidade do autor, que claramente toma uma postura agressiva não só para com o Projecto Global, mas para com a esquerda em Portugal.