Os Meus Sentimentos
de Dulce Maria Cardoso
Grátis
Sobre o livro
É uma noite de temporal. A noite do acidente.
Há uma gota de água suspensa num estilhaço de vidro que teima em não cair. Há um instante que se eterniza.
Reflectida na gota, Violeta mergulha nessa eternidade e recorda aquele que pode ter sido o último dia da sua vida. Na verdade, as memórias desse dia contam toda a história de Violeta, a protagonista de Os Meus Sentimentos: os pais, a filha, a criada, o bastardo, e em todos a urgência da vida, que prossegue indiferente, como a estrada de onde ainda agora se despistou. Nessa posição instável, de cabeça para baixo, presa pelo cinto de segurança, parece que tudo se desamarra. O presente perde a opacidade com que o quotidiano o resguarda, e Violeta afunda-se nos passados de que é feita, uma espiral alucinada de transparências e ecos.
Urbano Tavares Rodrigues
Público
«De uma grande originalidade narrativa, este segundo extraordinário romance de Dulce Maria Cardoso coloca a autora na vanguarda das letras portuguesas.»
Lire
Uma família de três pessoas cujos hábitos se sobrepõem à imagem ideal de cada um. Um tem o hábito de ter uma segunda família e de matar pássaros na gaiola, outra tem o hábito de silenciar todos em seu redor e falar meia dúzia de palavras em francês e outra além do hábito do perigo também tem o hábito de aceitar a realidade como bem entende recusando a verdade. A amante, o bastardo e a filha também têm os seus hábitos. História extraordinariamente contada a duas vozes.
Adorei esta história, tão bem escrita com dois tons que se intercalam dando ritmo e sentido, em modo de eco, aos hábitos doentios que se colam a cada personagem desta família completamente disfuncional.