Grátis
Sobre o livro
1975, Luanda. A descolonização instiga ódios e guerras. Os brancos debandam e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas. O processo revolucionário está no seu auge e os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos nao têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles. 1975. Lisboa. Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados — um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia. A adolescência torna-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança. África sempre presente mas cada vez mais longe.
João Bonifácio, Público, 5 estrelas
«Dulce Maria Cardoso encontra o registo certo em todas as cenas, emocionado e seco, triste e orgulhoso, cheio de culpa e incerteza, de palavras africanas que eram o português angolano, de recordações epocais, como fotonovelas ou marcas de uísque. É essa história visivelmente vivida, sem demagogia nem rasuras, que faz de O Retorno um romance há muito aguardado.»
Pedro Mexia, Expresso, 4 estrelas
«(...) uma precisão narrativa e uma clareza de estilo absolutamente admiráveis.»
José Mário Silva, Ler
«Dulce Maria Cardoso, provavelmente a mais importante escritora da sua geração, publica O Retorno, o primeiro caso sério de reflexão literária sobre os 500 mil retornados que aterraram em Portugal em 1975. Embora a escritora, vinda de Angola, fosse um deles, isto não é “um ajuste de contas” com o passado. Mas talvez seja um ajuste de contas com a obra dela.»
José Riço Direitinho, Público
«Há quem a considere uma autora genial. (...) Os seus livros têm tido mais fortuna fora de Portugal, tanto em edições estrangeiras como na atribuição de um prémio europeu de literatura. O quarto romance poderá aproximá-la de um público mais vasto. Desde logo pelo tema. O Retorno narra a saga dos 600 mil portugueses que regressaram de África em situações dramáticas depois do 25 de Abril.»
Carlos Vaz Marques, Ler
"O Retorno" é, sem dúvida, uma obra incontornável na história da literatura portuguesa. De forma simples e emotiva, este livro retrata a dura realidade dos portugueses que regressavam (ou, em muitos casos, mudavam-se pela primeira vez) a Portugal após o 25 de Abril.
Dulce Maria Cardoso descreve-nos com verdadeira mestria a história que foi a de muitos pós 25 de abril: o regresso a casa com uma "mão cheia de tudo e outra cheia de nada". Magistral.
A história começa em Angola e conta-nos os últimos dias de uma família naquele país pós 25 de Abril. Este livro mostra o que viveram milhares de pessoas quando regressaram das ex-colónias portuguesas para Portugal e ninguém melhor para nos contar a história do que alguém que viveu esta situação.