O Senhor Ibrahim e as Flores do Alcorão
de Eric-Emmanuel Schmitt
Sobre o livro
Duas gerações diferentes, duas religiões distintas, uma amizade única...
Momo é um rapazinho que se aborrece na escola e em casa, junto do seu pai, um advogado infeliz. Porém, na Rue Bleue, onde mora, há mulheres pouco recomendáveis que o tratam muito bem e, acima de tudo, há o senhor Ibrahim, o merceeiro árabe do bairro, que parece conhecer os segredos da felicidade, dos quais Momo depressa aprende a tirar partido.
Depois do seu pai se atirar para debaixo de um comboio, Momo é acolhido pelo senhor Ibrahim.
Juntos, vão encerrar a loja, comprar um automóvel e partir para o país natal do velho homem, a terra dos sábios da contemplação, do Alcorão, das suas flores e da poesia do mundo.
Le Figaro
Um livro que lemos num sopro, mas que ficará na memoria, cada página, uma reflexão, há sempre uma escolha, um caminho, que compartilhado será sempre mais leve . O autor de uma maneira subtil demonstrou que dar, partilhar incondicionalmente é uma dádiva que poderá mudar vidas e foi o que aconteceu com Momo e o Sr. Ibrahim, eles complementam-se, cada um a sua maneira preenchendo um vazio, uma falta que eles não sabiam que existia. Recomendo pois como o autor demonstrou somos o que amamos e isso é a nossa imortalidade.