O Segredo do Bosque Velho
de Dino Buzzati; Tradução: Margarida Periquito
Sobre o livro
O coronel Sebastiano Procolo herda do seu tio parte do Bosque Velho, lugar mágico,
habitado por génios, espíritos e forças ocultas com o poder de se transformarem em animais ou homens. Indiferente a esta natureza idílica o coronel tem planos bastante mais práticos para rentabilizar a sua herança, desencadeando uma guerra que diluirá as fronteiras entre o bem e o mal, contaminando a realidade de elementos fantásticos.
Adaptado ao cinema por Ermanno Olmi, um dos maiores cineastas italianos contemporâneos, num filme de enorme sucesso, O segredo do Bosque Velho, que recorda a prosa alegórica de Saint-Exupery e do seu «O Principezinho», é o romance de Buzzati onde este escritor melhor evoca a perda da inocência e a brutalidade do real, temas que fazem parte do universo do autor.
(...)
quando acabei de ler a maravilhosa fábula de Buzzati, fui à janela da minha casa que dá para um pequeno mas frondoso jardim de pereiras, tílias e nespereiras. Andava por ali um melro, que já conheço de vista: debrucei-me para lhe seguir o voo e juro que, por um momento, até pensei que ele podia falar comigo.»
António Mega Ferreira, Visão Abril 2006
Hélder Dantas, Diário de Notícias
Ricardo Duarte, Jornal de Letras
João Seixas, Os meus livros