O Monte dos Vendavais
de Emily Brontë
Grátis
Sobre o livro
Numa casa assombrada por memórias, o passado está presente em cada recanto... Quando a escuridão cai nas sinistras charnecas do Yorkshire, um homem preso numa tempestade de neve é forçado a abrigar-se no estranho e sombrio Monte dos Vendavais - um lugar que jamais irá esquecer.
Aí, descobre a história dos acontecimentos tempestuosos que ocorreram anos antes: a saga da paixão avassaladora entre o órfão Heathcliff e Catherine Earnshaw que, apesar de terem crescido juntos, são cruelmente separados por diferenças sociais, pelo destino e pela intervenção de terceiros. Mas há a uni-los algo mais poderoso: uma paixão que tudo consome e que arrasa com o que se tenta intrometer entre eles. Até a própria morte...
Poético, complexo e grandioso, O Monte dos Vendavais é a surpreendente história de um amor proibido que deixa um rasto de ira e vingança, que irá perdurar no tempo como uma maldição e afectar as vidas de todos em redor.
Este é um livro que na altura da sua primeira publicação (1847) é rejeitado por todos e criticado duramente. Não é um livro fácil, não é um livro bonito e não é uma romance de contos de fadas. Foi-me difícil lê-lo pelas cenas pesadas, por, para mim, ser teatral no sentido de muitas cenas serem excessivas, e por todas as personagens serem realmente detestáveis. Emily Brontë consegue explorar como nunca li o pior do ser humano, criando cenas de violência e cenas que incomodam verdadeiramente o leitor. O Monte dos Vendavais é um romance cruel, amargo, estranho...
Desde o início desta obra percebemos que o amor entre Heatchcliff e Catherine está condenado ao mais cruel dos fracassos, ainda assim, somos incapazes de não nos deixarmos render à grandiosidade de Emily Brontë. Um romance repleto de emoções e sentimentos.