O Monte dos Vendavais
de Emily Brontë
Sobre o livro
«Poucas obras tiveram tempo de concepção tão prolongado como Wuthering Heights que, na verdade, deve ter nascido no dia em nasceu Emily Brontë» [Hélia Correia]
Comentários
-
Um Clássico
Este é um daqueles livros que devia fazer parte de todas as estantes. Admito, que não sou a maior fã da história, mas não consegui parar de ler o ler até o acabar. A história decorre durante um período de anos considerável. E todo aquele odio e plano de vingança (que para mim era um plano) que vamos assistindo deixa-nos intrigados e com vontade de perceber o que vai acontecer a seguir. E depois de o acabarem... nunca mais o vão esquecer.
-
Brilhante!
Há livros que, inexplicavelmente, constam durante demasiado tempo na minha lista de livros futuros a adquirir e ler. O Monte dos Vendavais, da inglesa Emily Brönte, foi um exemplo perfeito disto mesmo. Apercebi-me, de imediato, aquando da leitura das primeiras páginas, que esta obra é um verdadeiro diamante em bruto. Passado nos últimos anos do século XVII, princípios do século XVIII, a narrativa desdobra-se no meio rural, num lugar remoto, afastado da sociedade. Com uma cativante e delicada escrita, contada através das memórias de uma governanta, a obra assenta na história de duas famílias que, através do amor e ódio, irão estar envolvidas numa perseguição doentia de vingança. Repleto de descrições ao bom tom do realismo, com personagens bem construídas e um equilíbrio atroz no que respeita à descoberta, passo a passo, do mistério que rodeia a trama, este livro está ao mais alto nível da Literatura.
História passada no meio rural longe da sociedade. Contado pela voz da governanta, acompanhamos a história de duas famílias, durante várias gerações. É um clássico, descritivo e recheado de personagens bem construídas.
Este livro é intensidade e poder num só romance. Fiquei deslumbrada, Emily Brontë faz-nos sentir a sua dor e a toda a sua emoção. Uma história forte e quase obscura, mas que é igualmente belíssima.
Neste clássico da Literatura Inglesa e que marca a passagem do romantismo para o realismo, o leitor vê-se perante uma trama de amor e ódio, de paixão doentia e vingança. Emily Brontë consegue descrições detalhadas e realistas das personagens e dos cenários; em simultâneo, descreve os acontecimentos de forma apaixonada, recorrendo muitas ao sobrenatural que tanto marcou o romantismo. Esta é uma obra incrível e indispensável para os amantes de Literatura.