O Monte dos Vendavais
de Emily Brontë; Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues
Grátis
Sobre o livro
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.
Comentários
-
O meu livro predileto
Não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso é este livro. Um verdadeiro clássico da literatura, a escrita de Emily Brontë é extraordinária.
Cada vez que mergulho nas páginas deste romance, sou confrontada com a crueldade e a complexidade da natureza humana de uma forma que me deixa chocada e fascinada ao mesmo tempo. Os personagens são como espelhos que refletem as partes mais sombrias de nós mesmos, e é impossível não se envolver emocionalmente em suas jornadas tumultuadas. A maneira como Brontë retrata as paixões ardentes e os conflitos emocionais nesta história me faz refletir sobre minhas próprias experiências e sobre a fragilidade e a força do coração humano. É uma leitura que me desafia e me comove a cada vez, deixando uma marca indelével em minha alma.
Acabei o livro em 2 noites. Personagens profundas, paixão devoradora, atmosfera imersiva... Tudo é reunido para plenamente adorar esta história que irá acompanhá-lo até os seus sonhos.
Emily Brontë revela com Catherine e Heathcliff como o amor pode fazer de nos monstros, numa história assombrada por personagens cruéis e um ambiente igualmente cruel e inóspito. Sem sombra de dúvida umas das minhas leituras preferidas de 2023 e que recomendaria a qualquer um!
O amor de Catherine e Heathcliff, em toda sua fúria, desespero, mas também beleza, é-nos presenteado neste livro através de uma escrita também ela desesperada. Desesperada de amor, de afirmação, entendimento. E nós, os que lemos, entendemos. São os sentimentos que não podem ser descritos (a ideia de querermos ser a pessoa que amamos), mas Emily Bronte fá-lo, e fá-lo de uma forma magistral e corajosa! Um clássico da literatura que tem toda a razão de o ser! Obrigatório!
Um livro maravilhoso de paixão e ódio amoroso. As pessoas e a vida podem ser cruéis e as coisas nem sempre acabam como as queremos também! Adoro este livro e até o filme foi ótimo - escuro e doloroso às vezes.
Uma das obras-primas da Literatura Inglesa, demonstrando assim uma época. Onde prevalece um jogo de palavras extremamente rico e que não deixa ninguém indiferente. Um amor egocêntrico, demoníaco que acabará por destruir todos aqueles que os rodeiam. Uma narrativa magistral, uma grandeza poética. Conseguimos sentir o tempestuoso e trágico sentimento na vida das pessoas. Uma tenebrosa vingança.
Um livro tempestuoso disfarçado de romance, são as palavras que consigo encontrar para descrever o Monte dos Vendavais. Quando achamos que vamos ler um romance clássico, terno e meigo, somos esbofeteados pela dura realidade. Catherine e Heathcliff são duas personagens egocêntricas, egoístas e irracionais que conseguem arruinar a vida de todos aqueles que os rodeiam. Não é um romance fofinho, oh não. Mas é definitivamente um clássico e tem de ser lido!
Uma historia intemporal que todos deviam ler! Incrivel