O Imperativo da Produtividade

Tendências críticas em Economia e Gestão

de Diana Farrell 

Bertrand.pt - O Imperativo da Produtividade
Editor: Actual Editora
Edição: abril de 2009
10,90€
Notifiquem-me quando disponível

Aumentar a produtividade do trabalho nas empresas e criar regulação que estimule uma concorrência justa nos diferentes sectores é a solução para aumentar o PIB de um país. Estas são as recomendações de vários estudos levados a cabo pelo McKinsey Global Institute e que se apresentam ao longo dos onze capítulos deste livro.

Aqui, vários especialistas avaliam o impacto da produtividade na saúde da economia de um país e identificam os obstáculos à produtividade de vários sectores, com base na análise de indústrias em todo o mundo.

Este livro é o primeiro de uma série de três, onde cada um apresenta individualmente uma visão do que um líder precisa de fazer para ser mais eficaz numa economia cada vez mais global.

Críticas
Esta colectânea de artigos incide sobre um conjunto de tópicos de grande relevância para os economistas e, destacadamente, para todos os que nas mais variadas funções se ocupam com a análise da política económica e a escolha de opções estratégicas para os países. Enfatizando o papel da produtividade para a competitividade internacional e, consequentemente, para o crescimento económico, os vários contributos demonstram de forma inequívoca que os mercados competitivos não são sinónimo de mercados desregulados. Pelo contrário, as opiniões vertidas nestes estudos alertam para a necessidade de um quadro institucional capaz de articular os recursos produtivos numa concorrência saudável. Aliás, a evidência apresentada mostra que a inovação e a produtividade são particularmente estimulados em ambientes concorrenciais, remetendo o papel dos Governos e do Estado a uma intervenção consentânea com a eliminação das falhas de mercado e das barreiras à concorrência.
Álvaro Nascimento, Director da Faculdade de Economia e gestão da Universidade Católica do Porto

É imperativo conhecer como o nível de produtividade exerce influência determinante na taxa de crescimento da economia. Na actual depressão, este é um livro indispensável a políticos, economistas, dirigentes de empresas e cidadãos, apto a fornecer os conhecimentos necessários para um crescimento sustentado, a caminho da riqueza.
Diogo Leite de Campos, Professor da Faculdade de Direito de Coimbra

São as empresas que constituem a base de criação de riqueza. O seu desempenho competitivo é naturalmente influenciado pelos contextos políticos, económico, social e tecnológico dos países onde operam, em que a maior ou menor capacidade competitiva empresarial traduz a determinante fundamental de uma competitividade nacional. Mas, se a evolução da eficiência e da produtividade/competitividade dependem de um complexo conjunto de factores, como a educação, o sistema fiscal, o quadro legal regulamentar e institucional dos mercados, os apoios à investigação e ao desenvolvimento tecnológico, a desburocratização e a simplificação dos procedimentos administrativos aplicáveis ás actividades empresariais, apostar no domínio das competências chave corresponderá, por certo, à criação de dinâmicas próprias nas empresas, potenciando a procura da excelência e definindo passos seguros no sentido de vencer os obstáculos de uma economia global.
Fernando Nunes, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Visabeira

Da mesma coleção

Aprender a Ser Gestor
9,90€
Actual Editora
Prémio de Execução
31,80€
Actual Editora
O Imperativo da Produtividade
Tendências críticas em Economia e Gestão
ISBN:
9789898101495
Ano de edição:
04-2009
Editor:
Actual Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
160 x 240 x 30 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
208
Tipo de Produto:
Livro

Quem comprou também comprou

A Prática Profissional
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
23,90€
Escolar Editora
Catecismo para Empresários e Gestores
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
8,90€
Principia
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.