Sobre o livro
As tarefas que podem ser efectuadas em áreas deslocalizadas englobam actividades que são determinantes para a vantagem competitiva de uma empresa, como a investigação e o design de um novo produto. Poucos são aqueles que contestam os benefícios da deslocalização, que oferece oportunidades para empresas multinacionais criarem maior lucro a custos mais baixos. Isto significa um impulso da produtividade na economia global ou, como se diz em linguagem corrente, "um grande bolo para dividir por todos". Porém, os lucros provenientes da deslocalização não passam directamente para os envolvidos, nomeadamente os trabalhadores das economias desenvolvidas, substituidos pela deslocalização.
Em suma, a deslocalização acelera o ritmo de mudança em todas as sociedades afectadas, colocando-lhes novos obstáculos e apresentando-lhes decisões políticas que obrigam a escolhas complexas. Os decisores, e não apenas eles, devem gerir cuidadosamente estas novas realidades, se pretendem ver os benefícios a longo prazo da deslocalização traduzidos em lucros sociais para a economia mundial.
Os dez artigos desta colecção oferecem sugestões para gerir melhor a deslocalização, incluindo:
- Analisar do mercado de trabalho global emergente, em particular a Índia e a China.
- Compreender o enquadramento da deslocalização, como avaliar quem realmente ganha com ela e de que forma.
- Aproveitar a oportunidade da deslocalização, evitando ao mesmo tempo demasiados erros comuns.
- Repensar a política da deslocalização, incluindo a procura de formas de atenuar as dificuldades dos que perdem o emprego devido à sua prática.
Paulo Bento, Professor no ISCTE Business School e non-executive Partner da for value
O livro é uma criteriosa colecção de artigos sobre a deslocalização, constituindo uma boa introdução ao tema. Sendo abordado o problema geral do mercado de trabalho global, são tratados igualmente casos concretos bem relevantes, a saber, a Índia, a China, bem como os EUA, a Alemanha e a França. Para quem quiser compreender bem este fenómeno de importância crescente também na economia portuguesa, recomendo vivamente a leitura deste livro organizado por Diana Farrell.
Avelino de Jesus, Director do ISG