O Deserto dos Tártaros
de Dino Buzzati; Tradução: Nuno Camarneiro
Grátis
Sobre o livro
O Deserto dos Tártaros é unanimemente considerado o melhor romance de Dino Buzzati e uma das obras-primas do século XX. É a história poderosa e algo irónica de uma Companhia num posto militar fronteiriço, preparada e na expectativa de enfrentar um inimigo que nunca chega, mas incapaz de avançar ou recuar.
Esta obra baseia-se na experiência vivida por Dino Buzzati quando serviu no exército, antes da Segunda Guerra Mundial. O livro vive das ressonâncias que o ligam com alguns dos problemas mais profundos da existência: a segurança como valor contraposto à liberdade, a resignação progressiva perante as oportunidades de realização na vida e a frustração das expectativas de concretizar feitos excecionais que mudem o sentido da existência.
Le Monde
«Há nomes que as gerações vindouras não se resignarão a esquecer. Um deles é Dino Buzzati.»
Jorge Luís Borges
«Convido-vos a seguir Drogo até à Fortaleza Bastiani, a esperar e a desesperar com ele, a aprender o tempo que passa e o que fica depois do fim.»
Nuno Camarneiro, Prémio Leya
«Uma obra-prima! O Deserto dos Tártaros é um livro sublime e Buzzati um mestre da literatura universal.»
The Sunday Times
«Fiódor Dostoiévski e Franz Kafka foram dois dos pioneiros que abriram as novas fronteiras da literatura moderna. O outro foi Dino Buzzati.»
Time
«Escrito de forma brilhante, O Deserto dos Tártaros é um romance com um toque filosófico.»
The New York Times
«Livro de culto em muitas línguas [...] este romance mágico fala da planície que todos contemplamos para a frente das nossas vidas, uma paisagem ameaçadora e imóvel, habitada pelo desconhecido.»
Luís Naves, Diário de Notícias
«[...] é um daqueles livros que, terminados, retemos um momento nas mãos, como se tivéssemos pena que tenham chegado ao fim. Voltamos a folhear as primeiras páginas, saboreando a lembrança de como tudo começou.»
Mários Santos, Público