Sobre o livro
O consumidor foi considerado pelos
marketeers, desde meados do século passado,
fundamentalmente como intérprete racional de
necessidades de consumo e, apenas nas
últimas duas décadas, como agente de
decisões emocionais dirigidas não apenas para
bens necessários mas também para motivos de
simbolismo individual e social.
Nesta linha, o presente livro insere-se na
abordagem do consumidor não apenas
enquanto Homo economicus, com uma visão
utilitária dos produtos, mas também como
alguém emocionalmente dirigido para uma
dimensão mais simbólica do consumo, visando a construção da sua auto-
-identidade e do seu mundo social.
É assim valorizada a combinação das dimensões emocionais e racionais do
consumo, considerando-se a razão e a emoção como "cara e coroa" de um
mesmo processo de decisão e como suporte à identificação de diferentes
tendências e estilos de compra profundamente enraizados na personalidade
do consumidor.
Ao associar à componente teórica numerosos exemplos e aplicações
práticas, este livro revela-se de bastante utilidade não só para estudantes
das áreas de Gestão, em geral, e de Marketing e Comercial, em particular,
mas também para os profissionais destes ramos de actividade, que aqui
encontrarão pistas para o aperfeiçoamento das suas estratégias de
abordagem comercial dos consumidores.