Noites na Granja ao Pé de Dikanka
de Nikolai Gógol; Tradução: Filipe Guerra e Nina Guerra
Grátis
Sobre o livro
Com este livro, o leitor moderno terá a surpresa, por certo, de descobrir como nasceu para a literatura o pai da prosa russa moderna e o exemplo fecundo que representou para a singular e poderosa narrativa russa, até aos dias de hoje.
Noites na Granja ao Pé de Dikanka (contos inspirados no folclore ucraniano) é a obra da verdadeira estreia literária de Nikolai Gógol (1809-1852). Não fora o génio inato e o primordial realismo (com fundo de humor) que comandam tudo o que escreveu, e estas Noites na Granja não passariam de mais uma descrição, ao jeito do romantismo clássico alemão (e já russo), de um paraíso étnico e folclórico idealizado pelo menino rico e «provinciano» que subiu à capital em busca de carreira e de êxito. Com efeito, o jovem Gógol, quando escreveu este livro, já vivia em Petersburgo, já estava inserido no ambiente da elite cultural russa e, logo, já estava na posse dos termos de comparação que irão condicionar a sua visão da vida e da mitologia rurais. Noites na Granja ao Pé de Dikanka, pelo seu «realismo mágico» avant la lettre; pelo fantástico levado à sua condição humana e terrena, a ponto de se tornar verosímil; pelo humor; pelos achados literários e pelo inesperado da sua escrita e composição, é já Gógol de corpo inteiro.
Este livro é absolutamente fantástico e cômico e, graças à minha namorada, tenho-o em minha colecção do Gógol. Feliz Dia dos Namorados!