Mrs. March
de Virginia Feito; Tradução: Alda Rodrigues
Grátis
Sobre o livro
Um romance de estreia engenhosamente perturbador, povoado de mistérios e escrito com assinalável domínio narrativo: Virginia Feito entretece o virtuosismo de Patricia Highsmith com o génio de Virginia Woolf, e afirma-se como uma grande escritora.
George March acaba de publicar um novo romance cujo sucesso é retumbante. Entre todos os que gravitam em torno do escritor, não há ninguém mais orgulhoso do que Mrs. March, esposa solícita, sempre pronta a festejar os êxitos do marido e a usufruir do estilo de vida sofisticado que ele lhe proporciona. Criatura de rotinas e recato, Mrs. March compraz-se na sua vida requintada, num bairro de classe alta em Nova Iorque.
Todas as manhãs no Upper East Side começam de forma igual, com a visita diária à sua confeitaria preferida, para comprar pão de azeitonas. Até que, numa dessas visitas, Mrs. March é confrontada, pela empregada da confeitaria, com uma absoluta indignidade: a suposição de que a protagonista do novo livro de George March - uma patética trabalhadora sexual, que inspira mais escárnio do que desejo - se baseia na própria Mrs. March.
Um único comentário será suficiente para privar Mrs. March do seu pão de azeitonas, mas também da convicção de que sabia tudo sobre o marido, e até sobre si mesma. Começa aqui uma espiral de suspeitas e inquietações cada vez mais paranóicas, que talvez venha a revelar um misterioso assassínio e certos segredos do passado de Mrs. March, há muito enterrados.
The Guardian
«Absolutamente brilhante: uma leitura imersiva que mantém o leitor em suspense até à última palavra.»
El Cultural
«Um livro muito entusiasmante. Longa vida literária a Virginia Feito.»
Babelia
«Ao configurar este romance como um thriller que analisa o modo como as mulheres são relegadas ao espaço doméstico e os homens acedem a carreiras profissionais e devaneios criativos, Virginia Feito abre caminho para que a protagonista Mrs. March tenha o seu momento de evasão e fantasia. Brilhante.»
Observer
«Magistral, poderoso e aterrador, de leitura compulsiva, escrito com uma prosa ágil e fresca, e com um domínio perfeito da estrutura narrativa e do ritmo.»
El Confidencial
«Um romance de estreia que conheceu um êxito tão inesperado como real. […] Virginia Feito afirma-se com toda a estridência do mundo.»
El País
«Virginia Feito é a nova dama do thriller. Um romance deslumbrante e uma miraculosa estreia literária.»
La Razón
Mrs. March, de Virginia Feito, foi uma das leituras dos últimos dias e é um dos livros que vos recomendo. Trata-se de um romance inaugural da autora #virginiafeito e atrevo-me a dizer que temos escritora. Mrs. March é casada com um escritor de sucesso, George March, e é por aí que entramos na narrativa. A personagem feminina dá-se a conhecer ao leitor como a mãe e a mulher perfeitas. O véu é levantado paulatinamente e esta mulher, que vive uma vida rotineira, cheia de requinte e de hábitos mantidos há anos vai à sua pastelaria habitual comprar pão com azeitonas, sem o qual as refeições da família parecem não ter lugar. Tudo se altera desde então e várias suspeitas surgem no íntimo de Mrs. March, uma mulher neurótica, cujas desconfianças relativamente ao marido se intensificam desde esse malogrado dia em que lhe perguntaram se a personagem principal do último livro do seu marido (uma prostituta feia com quem ninguém quer dormir e de quem os clientes se apiedam) é inspirada em si. Ó afronta das afrontas, feita a uma mulher que aprecia o requinte, usa chapéus e luvas e vive numa zona chique da cidade… Mais não vos direi, porque este livro com a chancela @penguin merece toda a vossa atenção. Esta personagem feminina é uma das maiores neuróticas e psicóticas (ainda é correto dizê-lo?) dos últimos anos na literatura, cheia de desconfianças e de divagações, desvendando-se à medida que a narrativa evolui. Há terror e humor neste livro. Não passem ao lado dele. @olugardoslivrosdela