Bertrand.pt - Joseph Anton - Uma Memória
Opinião dos livreiros
(1)

Joseph Anton - Uma Memória

de Salman Rushdie 

Editor: Dom Quixote
Edição ou reimpressão: setembro de 2012
Formatos Disponíveis:
24,90€
Esgotado ou não disponível.

No dia 14 de Fevereiro de 1989, Dia dos Namorados, Salman recebeu um telefonema de uma jornalista da BBC a dizer-lhe que fora «condenado à morte» pelo aiatola Khomeini. Era a primeira vez que ouvia a palavra fatwa. O seu crime? Ter escrito um romance intitulado Os Versículos Satânicos, que era acusado de ser «contra o Islão, o Profeta e o Alcorão».

Assim começa a extraordinária história de um escritor obrigado a passar à clandestinidade, mudando de casa para casa, com a presença constante de uma equipa de proteção policial armada. Pediram-lhe que escolhesse um pseudónimo pelo qual a polícia pudesse tratá-lo. Ele pensou nos escritores de que mais gostava e em combinações dos seus nomes; ocorreram-lhe então Conrad e Tchékhov - Joseph Anton.

Como vivem um escritor e a sua família com a ameaça de assassínio durante mais de nove anos? Como continua ele a trabalhar? Como se apaixona e desapaixona? Como é que o desespero molda os seus pensamentos e acções, como e porquê tropeça, como aprende a ripostar? Nestas notáveis memórias, Rushdie narra pela primeira vez essa história: a história de uma das batalhas cruciais do nosso tempo pela liberdade de expressão. Fala das realidades, umas vezes sinistras, outras cómicas, da coabitação com polícias armados e dos estreitos laços que se forjaram com os seus protetores; da sua luta para obter o apoio e a compreensão de governos, chefes de serviços de informações, editores, jornalistas e colegas escritores; e de como recuperou a liberdade.

Este é um livro de excecional franqueza e honestidade, empolgante, provocatório, comovente e de vital importância. Porque aquilo que aconteceu a Salman Rushdie foi o primeiro ato de um drama que continua a desenrolar-se todos os dias algures no mundo.

Críticas de imprensa
«Lê-se de um fôlego. […] “Joseph Anton” conta tudo, o como, o porquê e o depois. Não é um documento defensivo, porque ele não tinha que se defender, nem é acusador, porque se vê que seguiu em frente sem rancor. Mas é uma história da Inquisição no século XX. É a história de um programa de ódio. E, sobretudo, da teia de amizade e de solidariedade que, por todo o mundo se desenhou, protegendo-o. É a história de escritores que se revoltaram contra a perseguição de um dos seus contra a injustiça.»
Clara Ferreira Alves, Expresso

  • Interessante
    Mónica Salvado - Livraria Vasco da Gama | 19-02-2020

    Esta é a história de Joseph Anton, um pseudónimo criado pelo escritor Salmon Rushdie. Ele foi obrigado a inventar este nome falso, devido a uma ameaça de morte que recebeu no dia 14 de Fevereiro de 1989. Devido a esta situação, teve se se esconder com a família e uma forte escolta policial, durante 9 anos. Salmon Rushdie, escreveu "Os versículos satânicos", e por isso, o Ayatola Khomeini, declarou uma "fatwa" contra o escritor e todos os envolvidos na produção do livro, por ser uma ofensa ao Islão, ao Corão e ao Profeta. Isto tudo vai inclusive originar problemas diplomáticos entre a Inglaterra e o Irão, e um dos tradutores dos versículos, chega mesmo a ser assassinado. Parece uma história de filme mas aconteceu mesmo, e nestas páginas, narradas na terceira pessoa, vamos conhecer o que Joseph Anton sofreu durante estes 9 anos, até que a "fatwa" foi levantada. Este é o ponto principal do enredo, mas vamos também vivenciar outras experiências que o autor viveu, como o casamento e o divórcio de mais do que uma mulher, e as amizades que criou com outros escritores, como por exemplo Bruce Chatwin, Paul Theroux entre outros.

Joseph Anton - Uma Memória
ISBN: 9789722050890 Ano de edição ou reimpressão: 09-2012 Editor: Dom Quixote Idioma: Português Dimensões: 160 x 235 x 49 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 736 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Biografias

Quem comprou também comprou

A Morte não é Prioritária
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
19,90€
Contraponto Editores
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.