Bertrand.pt - José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX

José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX

de José Miguel Sardica  

Editor: Quimera
Edição ou reimpressão: maio de 2005
24H
Portes
Grátis
10%
21,20€
Poupe 2,12€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock - Envio imediato
portes grátis

O nome «Eugénio de Almeida» evoca hoje - e apenas em pessoas mais atentas às questões da cultura, do ensino, da assistência, do património ou da actividade agrícola - uma Fundação com sede em Évora. A Quimera publica o livro sobre o homem que, no século XIX, lançou as bases sobre as quais se viria a criar aquela Fundação, quase um século após a sua morte.

Bacharel em Direito, magistrado, deputado, Par do Reino e Conselheiro de Estado, José Maria Eugénio de Almeida, um plebeu sem quaisquer pergaminhos aristocráticos, tornar-se-ia sobretudo conhecido pela diversificada e milionária carreira que protagonizou no mundo dos negócios, como financeiro, contratador, especulador, comerciante, industrial e grande proprietário, urbano e rural.

Nasceu em 1811, no termo do Antigo Regime, quando Portugal era ainda um Estado absolutista, economicamente dependente do Brasil, socialmente estagnado, culturalmente distante da Europa, sem estradas, comboios ou fábricas modernas. Quando morreu, em 1872, era detentor de uma das maiores fortunas portuguesas do tempo, numa monarquia liberal voltada para a Europa, meritocrática e medianamente ilustrada, que galgara anos na carreira da civilização e do progresso. José Maria Eugénio de Almeida foi testemunha desta radical transformação da modernidade portuguesa, e um dos seus muitos e ilustres obreiros.

Subjacente à biografia propriamente dita, o objectivo deste livro é o de mostrar a forma como, no Portugal do século XIX em geral, e na vida de José Maria Eugénio de Almeida em particular, o dinheiro, o poder e o status, ou seja, os negócios, a política e a sociedade, se combinavam e mutuamente alimentavam.

Numa prosa rigorosa e eloquente, José Miguel Sardica traça o retrato do grande empresário capitalista, não deixando de atentar ao perfil ético e moral do homem, assim como à sua faceta familiar, social e política.

José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX
ISBN: 9789725891391 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Quimera Idioma: Português Dimensões: 151 x 228 x 18 mm Páginas: 304 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Biografias
Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Ensaios

Sugestões

De que Cor é o Medo
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,50€
Bertrand Editora
Casanova
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
24,40€
Bertrand Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.