Bertrand.pt - Investigação em Ciência da Informação

Investigação em Ciência da Informação

de Carlos Guardado da Silva 

Editor: Edições Colibri
Edição ou reimpressão: abril de 2019
Portes
Grátis
10%
15,00€
Poupe 1,50€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock - Envio 24H
portes grátis

Assim, de um elenco de temas afetos à Ciência da Informação, que desfilam por esta obra, os principais, e que dão nome aos capítulos, são: as tendências (atuais) de investigação; o acesso e a censura à informação (no âmbito local); os repositórios digitais portugueses; a exemplificação de uma política editorial adotada no âmbito da administração local, em Portugal; as fontes de informação para o estudo da cidade de Lisboa, no período Medieval.

Esse primeiro conjunto de textos, consumados não necessariamente nessa mesma ordem, versa sobre estudos quer de caráter teórico, quer de índole empírica. e os temas discutidos são realmente atuais, sendo que, se alguns deles são, de facto, mais visíveis, no âmbito da literatura científica (e.g., os repositórios e as políticas editoriais), outros, com certeza, menos serão (e.g., a discussão das questões que envolvem a censura, num tempo e num espaço circunscritos e a título de exemplificação e de discussão; ou as notas do autor sobre as fontes de informação destinadas ao estudo de um período histórico específico e num contexto igualmente específico).

Críticas
«De um modo geral, os textos que se perfilam neste volume constituem consistentes intentos, teóricos ou empíricos, que procuram responder, direta ou indiretamente, a cada uma dessas questões, trazendo-as inclusivamente para o contexto e a realidade portuguesa. Não obstante a aridez que, não raro, acompanha a abordagem dessas matérias, os textos que aqui se encontram são frutos de um discurso clarividente, que releva tanto pelo caráter pedagógico e científico quanto pela inegável capacidade de argumentação, que é demonstrada pelo autor, que habilmente conduz a escrita, propugnando pela forma crítico-reflexiva e construtiva do discurso, desvelando e revelando, em cada página ou argumento, as principais inclinações teóricas, assumindo-as também como suas, inclusivamente, em diversos pontos cruciais.
Assim, devotada à Ciência da Informação e à Arquivística, e publicada sob o manto de uma coletânea de estudos, a obra em causa é, pois, um desses pertinentes exemplos de articulação de conteúdos que se desenvolvem singularmente, mas sem perder a necessária visão de unidade e de conjunto. Incluída numa série muito apropriadamente identificada como Ciência da Informação, que o próprio autor dirige, trata-se de uma relevante “pedra” que se assenta numa sólida construção e que tem como repto oferecer alternativas de leitura especializada e de qualidade, em língua portuguesa, e provocar o debate e a reflexão de ideias e de experiências que gravitam em torno de temas em voga na contemporaneidade.»
Maria Cristina Vieira de Freitas

Outros livros da coleção

Empregabilidade em Ciência da Informação
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
12,00€
Edições Colibri
A Comunicação nos Arquivos Municipais
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Edições Colibri
Investigação em Ciência da Informação
ISBN: 9789896898359 Ano de edição ou reimpressão: 04-2019 Editor: Edições Colibri Idioma: Português Dimensões: 160 x 228 x 13 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 238 Tipo de Produto: Livro Coleção: Ciência da Informação Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Comunicação e Jornalismo

Quem comprou também comprou

Informação Digital
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
10,60€
Edições Humus
A Comunicação nos Arquivos Municipais
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Edições Colibri
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.