Hotel Silêncio
de Audur Ava Olafsdóttir
Grátis
Sobre o livro
Jónas Ebeneser está no limiar dos quarenta e nove anos. É um homem divorciado, heterossexual, sem relevância social ou vida sexual. E tem a compulsão de consertar tudo o que lhe aparece à frente. Tomou recentemente conhecimento de que não é o pai biológico da sua filha. Isso despedaça-o e fá-lo mergulhar numa crise profunda.
Com grande mestria, num estilo poético e finamente irónico, Ólafsdóttir mostra neste romance a capacidade de autorregeneração de um homem que redescobre um sentido para a vida através da bondade, mesmo que o faça a partir das profundezas do desespero.
Ör («cicatriz», no original) foi galardoado em 2016 com o Prémio de Literatura Islandesa, o Prémio de Melhor Romance Islandês e o Prémio dos Livreiros Islandeses.
Booklist
Comentários
-
Um achado
Surgiu por acaso e ficou-me no coração. Uma história sobre um homem desiludido que encontra um propósito de vida num local improvável. Comovente,
-
uma lição de propósito de vida
Uma história que nos faz acompanhar o percurso banal, mas simultaneamente angustiante, de um homem que perdeu a vontade de viver e que planeia a melhor forma de deixar este mundo, sem conseguir, no entanto, desgarrar-se de pormenores banais como é o vício de consertar tudo o que lhe aparece à frente, onde quer que seja: a colocação de ladrilhos no wc, o chuveiro entupido, a porta do roupeiro caída, a canalização… Deste modo, numa fase em que se refugia num hotel de uma cidade que se tenta reerguer dos destroços da guerra, e em que já só conta os dias que faltam para por termo à vida, vê-se confrontado com o apelo de ajuda dos desconhecidos com quem vai travando conhecimento... Faz-nos refletir no propósito da vida e mostra-nos que, se estivermos atentos, todos nós somos capazes de encontrar o nosso propósito, todos podemos ter algo a acrescentar ao mundo.
Um livro que nos fala sobre relações, solidão, conhecimento pessoal e superação. Jonas ensina-nos que a vida da voltas quando menos esperamos. Uma escrita que prende e que me fez viajar pelos quartos do Hotel Silêncio que tem muito mais para contar...