Grátis
Sobre o livro
Gestão Moderna - Sucesso nos Negócios Tradicionais e Digitais é uma obra muito prática, com mais de 1000 exemplos nacionais e internacionais, figuras, tabelas e mapas.
O texto está organizado em doze capítulos, divididos por três temas-chave - Gestão de topo: estratégia e estrutura; Gestão funcional: investigação e desenvolvimento, operações, marketing e vendas, recursos humanos, finanças e sistemas de informação; Competências de gestão: planeamento, implementação e controlo.
Cada capítulo tem início com um caso sobre uma empresa de grande sucesso à escala global - TikTok, Tesla, Unilever, Pfizer, LEGO, Shein, Talkdesk, Zoom, IKEA, EDP, Casais e Critical Software -, para ilustrar as práticas modernas de gestão.
Adicionalmente, todos os capítulos incluem anexos centrados em temas de liderança para valorizar a dimensão humana das organizações.
Assim, embora o texto seja dirigido a um público familiarizado com os conceitos de gestão empresarial, os restantes interessados nesta temática encontrarão também uma leitura bastante agradável.
António Horta-Osório, Presidente do Conselho de Administração da Bial e Administrador da Fundação Champalimaud, Grupo José de Mello e Impresa
«Com uma estrutura simples e uma grande abrangência temática, esta obra coloca em evidência variáveis que contribuem para o sucesso das empresas no longo prazo, designadamente a relevância estratégica de um Propósito, a criação de valor com sustentabilidade e a colaboração ao nível da inovação, investigação e desenvolvimento.»
Vasco de Mello, Presidente do Conselho de Administração do Grupo José de Mello e da Business Roundtable Portugal
«"Cada um colhe o que planta», escreveu Cícero há mais de 2000 anos. O Prof. Adriano Freire plantou e colheu ensinamentos. O seu conhecimento é uma construção ao longo da vida. Este livro transmite-nos generosamente o conhecimento adquirido e coloca-o ao serviço de todos, fazendo assim um mundo melhor.»
Paulo Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos
«O crescimento do digital em todos os negócios elevou o desafio para aliar processos e pessoas nas organizações. Por isso, este livro é um excelente compêndio com exemplos de empresas em diversas indústrias que lideram o movimento, revelando como estão a tirar partido do layer digital para adaptar e criar novos modelos de negócio.»
António Carlos Rodrigues, Presidente da Comissão Executiva do Grupo Casais
«Um verdadeiro manual de gestão para a academia e empresas. Muito bem estruturado, o livro alia uma robusta componente teórica com exemplos, casos práticos e anexos do autor sobre a dimensão fundamental da gestão – a humana. Uma leitura obrigatória para quem ocupa cargos de gestão ou quer perceber os desafios e o funcionamento de uma empresa moderna.»
António Redondo, Presidente da Comissão Executiva da The Navigator Company
«Com uma linguagem clara e objetiva, o Prof. Adriano Freire oferece-nos uma visão abrangente e atual da gestão, da estratégia à implementação, enriquecida com exemplos práticos de diversos setores de atividade. Esta obra coloca à nossa disposição um conjunto de ideias e ferramentas essenciais para qualquer gestor de futuro.»
António Vieira, Diretor-Geral da Sky Technology Centre Portugal
«Esta obra partilha de uma maneira prática e concreta os principais aspetos relacionados com as estratégias de sucesso no mundo atual. Os temas abordados são de grande relevância num contexto de elevadíssima volatilidade dos mercados e modelos de negócio (tradicionais e digitais). Uma leitura que acrescenta bastante valor!»
António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte Portugal
«O Prof. Adriano Freire deixa-nos um compêndio de gestão abrangendo temas tão relevantes e atuais como a liderança, sustentabilidade, inovação e pessoas, sem esquecer que mesmo os negócios mais tradicionais devem potenciar a oportunidade digital. Aconselho a sua leitura a todos os líderes e gestores, do presente e do futuro!»
José Gonçalves, Presidente da Accenture Portugal
«A obra do Prof. Adriano Freire partilha conhecimento inovador sobre as organizações e a reinvenção dos modelos de negócios, com uma visão inspiradora. Gestão moderna é a necessidade permanente de desafiar o estabelecido, de mudar, de inovar, delegando poder e desenvolvendo competências com uma liderança através do exemplo.»
Daniel David, Presidente do Conselho de Administração da DHD Holding e do Grupo SOICO
«Gestão Moderna é uma obra sobre o futuro da gestão, num mundo em mudança onde os grandes desafios da sustentabilidade, eficácia e inovação são cada vez mais decisivos. O Prof. Adriano Freire transporta-nos através de casos práticos para o desenho e evolução estratégica das empresas. O livro essencial para a carreira dos gestores!»
António Carlos Almeida, Presidente da Associação Portuguesa de Management