Bertrand.pt - Espelhos do Film Noir

Espelhos do Film Noir

de José Bértolo, Sérgio Dias Branco, Guillaume Bourgois, Ricardo Vieira Lisboa, Luís Mendonça, José Duarte, Jeffrey Childs e Fernando Guerreiro 

Editor: Documenta
Edição ou reimpressão: junho de 2020
Portes
Grátis
10%
14,00€
Poupe 1,40€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock - Envio 24H
portes grátis

Edição de Jeffrey Childs

O film noir, mais do que qualquer outro género ou modo cinematográfico, reinventa o questionamento ontológico da superfície e da cultura da (produção da) imagem.

Todos os ensaios reunidos neste livro procuram, cada um à sua maneira e em diálogo com os objectos fílmicos considerados mais relevantes para o efeito, abordar o film noir não apenas como um modo possível de filmar o mundo, mas como uma tentativa de compreender a natureza visível do mundo, uma visibilidade à qual os (relativamente) novos meios cinematográficos conseguiram acrescentar movimento.

A preocupação com a visibilidade do mundo (e o que este revela e esconde) não é uma invenção do film noir, como alguns dos ensaios neste volume fazem questão de referir, mas o film noir, mais do que qualquer outro género ou modo cinematográfico, reinventa o questionamento ontológico da superfície e da cultura da (produção da) imagem.

Esta vocação cinematográfica explica o destaque dado por este volume à figura do espelho, mas esta figura rapidamente se expande para incluir outros objectos que, no texto fílmico, se comportam como espelhos — sombras, janelas, quadros, ecrãs, câmaras, olhos —, assim como padrões ou efeitos figurais associados com espelhos — duplos, repetições, ângulos, inversões, amputações.

José Bértolo: Autofilmografias: filmar a escrita e escrever o filme em Ray, Lang e Negulesco.
Guillaume Bourgois: Blonde is the ultimate noir: The Lady from Shanghai (A Dama de Xangai, Orson Welles, 1947).
Luís Mendonça: Angel Face: lições de mise en scène.
Jeffrey Childs: Anamorfose no film noir.
Fernando Guerreiro: Marienbad como photo-roman noir.
Ricardo Vieira Lisboa: «Não é o reflexo da realidade, é a realidade do reflexo»: alguns protagonistas do cinema de Irving Lerner olham-se ao espelho.
Sérgio Dias Branco: Mulheres especulares: género e desdobramento no neo-noir de Brian De Palma.
José Duarte: «It’s like there was never anything here but jungle»: o mundo (neo) noir de True Detective.

Espelhos do Film Noir
de José Bértolo, Sérgio Dias Branco, Guillaume Bourgois, Ricardo Vieira Lisboa, Luís Mendonça, José Duarte, Jeffrey Childs e Fernando Guerreiro 
ISBN: 9789899006157 Ano de edição ou reimpressão: 06-2020 Editor: Documenta Idioma: Português Dimensões: 159 x 218 x 12 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 160 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Arte  >  Cinema

Sugestões

Vocabulário de Cinema
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,90€
Edições 70
Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,00€
Documenta
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.