Eragon
Saga Ciclo da Herança - Livro 1
de Christopher Paolini; Tradução: Andrea Alves Silva
Sobre o livro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra transporta uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império.
De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente, e ele é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
Conseguirá Eragon alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros do Dragão? O destino do Império pode estar nas suas mãos...
"(Paolini) cria e transforma aquilo que poderia ser apenas um conto, num livro belo."
Diário de Notícias
"(Paolini) escreveu um livro cheio de frescura, intenso e emocionante."
Jornal de Notícias
"É um fenómeno e um prodígio."
Laurinda Alves
"Uma narrativa épica cheia de beleza e fantasia."
Expresso
"Eragon é o novo caso da literatura fantástica."
A Capital
"Escrever é a alma e o coração do meu ser. É o modo de trazer as minhas histórias para a vida. Não há nada como colocar palavras numa página e saber que elas vão despertar certas reacções e emoções no leitor. Na minha escrita, luto por uma beleza lírica, algures entre Tolkien no seu melhor e Beowulf, na tradução de Seamus Heaney.
Eragon é o primeiro conto de uma trilogia. Comecei a escrevê-lo com quinze anos, depois de várias tentativas falhadas para criar outras histórias. Foi uma experiência incrível de aprendizagem - e não apenas da escrita. A grande lição que retive foi que uma escrita clara é o resultado de um pensamento claro. Sem o primeiro não alcançamos a segunda.
Eragon é a história arquétipa de um herói, repleta de acção excitante, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. (...)
Espero que Eragon vos deixe com a mesma sensação de encantamento que tive ao escrevê-lo. Eu acredito em magia - na magia das histórias para nos fazerem revelações e nos manterem maravilhados e em suspense. Estas sensações podem vir de pequenas coisas: duma visão mágica de pó de fada que rodopia em alvos raios iridescentes, ou no fim de uma epopeia onde uma onda de emoção nos purifica, livrando-nos completamente do mundo banal por um momento. De qualquer modo, espero que encontrem em Eragon alguma coisa de especial, alguma coisa do outro lado do espelho."
Comentários
Outros livros da coleção
Detalhes do produto
Detalhes do Produto
Livros > Livros em Português > Literatura > Jovem Adulto
Quando Eragon vai caçar para ajudar a família, encontra uma pedra azul muito bonita e logo pensa em vende-la. Mas ao saberem que vem da perigosa região de Espinha, ninguém quer sequer tocar, quanto mais comprar a pedra a Eragon. Quando passado algum tempo nasce um Dragão de dentro daquilo que afinal era um ovo, Eragon vê a sua vida virada do avesso. O seu tio é assassinado e ele tem de fugir, Brom, um contador de histórias vai ajudar o nosso protagonista e ensinar-lhe muitas coisas. Com inúmeros elementos do “Senhor dos anéis”, nós vemos onde o escritor vai buscar a sua influência principal, mas mesmo assim consegue ser inovador e trazer elementos novos para a sua narrativa. Não nos podemos esquecer que Christopher Paolini tinha apenas 15 anos quando começou a escrever o seu primeiro livro. Para os que gostam de literatura fantástica, principalmente aqueles que estão a iniciar, recomendo a leitura de Eragon.
No inicio não havia nada... Só um rapaz e uma aljava de setas e o seu alvo. Até que uma explosão de magia lhe transporta uma pedra macia de tons azul e de dentro dela sai um Dragão. Paolini, na altura com 17 anos, escreve o primeiro livro que nos prende desde o principio. Eragon ganha um Dragão e um Amigo para a vida, mas tem de fugir da aldeia onde morou toda a vida, escapar de inimigos poderosos, escolher aliados, salvar a donzela e participar em batalhas tremendas e tudo isto no primeiro livro. As horas passam, o primeiro livro termina e só queremos continuar a aventura.