Do Muro das Lamentações ao Muro do Apartheid
de António Louçã
Grátis
Sobre o livro
O Estado de Israel define-se a si próprio como um "Estado judeu". Todas e todos os que não sejam judeus vêem-se tratados como indesejáveis ou como cidadãos de segunda classe. Nos territórios ocupados, são mesmo não-cidadãos: são privados de água e impedidos de circularem na sua terra, assistem à demolição das suas casas e à detenção dos seus deputados e ministros. O Estado judeu, gémeo e sósia do apartheid sul-africano, sobrevive-lhe hoje na prática duma implacável limpeza étnica e de crimes de guerra condenados pela comunidade internacional.
Este opúsculo pretende contribuir para colmatar um duplo défice de informação. Por um lado, pouco se conhece em Portugal sobre a situação no Médio Oriente. Por outro lado, surgem, uma e outra vez, afloramentos de um debate sempre sufocado, e do qual o grande público não chega a tomar conhecimento.
Juntam-se neste livro os depoimentos de artistas, escritores, juristas, historiadores ou activistas de direitos humanos, que combatem o apartheid do século XXI: Alan Stoleroff, André Almeida, António Louçã, Cecília Toledo, Elsa Sertório, Gilbert Achcar, Gonzalo Boye Tuset, Ilan Pappé, José Goulão, José Welmowicki, Mário Tomé, Michel Warschawski, Miguel Urbano Rodrigues, Shahd Wadi e Ziyaad Lunat. Juntámos aos textos desta recolha o famoso cartoon de António, publicado no semanário Expresso por ocasião do massacre de Chatila, em 1982.