O Segredo da Rua D'O Século
Ligações perigosas de um dirigente judeu com a Alemanha nazi (1935-1939)
de ISABELLE PACCAUD e António Louçã
Grátis
Sobre o livro
Por uma única vez, o regime nazi colocou entre parêntesis a sua obsessiva agitação anti-semita e condecorou um dirigente judeu. As perguntas impõem-se: o que podia levar o regime nazi a abrir uma tal excepção na sua política? O que precisava de fazer um dirigente judeu para se tornar persona grata aos olhos dum regime com tal vocação genocida?
Esta condecoração extraordinária foi enviada para Portugal. O agraciado era Moses Bensabat Amzalak, presidente da Comunidade Israelita de Lisboa durante 52 anos. Para responder às interrogações mais óbvias, este livro debruça-se sobre a pessoa de Amzalak - homem de negócios importante, economista reputado, membro da direcção do jornal O Século e amigo pessoal de Salazar. Para procurar indícios, documentos e materiais disponíveis, e para entender esta face oculta da biografia de Amzalak, a autora e o autor consultaram os arquivos mais diversos, de Berlim a Jerusalém, de Londres a Berna, e analisaram sistematicamente os editoriais e manchetes de O Século.
O resultado da investigação lança uma nova luz sobre as tendências germanófilas no Portugal salazarista dos anos 30 e, ao mesmo tempo, sobre o cinismo do regime nazi na sua política de cortejar até destinatários do seu ódio mais figadal.