De Lado Nenhum
de Julia Navarro
Grátis
Sobre o livro
Um romance que funde as suas raízes na natureza humana e nos seus claros-escuros. Não é possível mudar o passado, muito menos fugir dele.
Abir Nasr é um adolescente que presencia, impotente, o assassínio da sua família durante uma missão do exército israelita no sul do Líbano. Junto aos corpos da mãe e da irmã, Abir jura que perseguirá os responsáveis até ao fim dos seus dias.
Noite após noite, a ameaça de Abir invade os sonhos de Jacob Baudin, um dos soldados que participou na ofensiva israelita enquanto cumpria o serviço militar obrigatório e que se debate com o dilema de combater um inimigo que não escolheu. Jacob, filho de pais franceses, não deixa de se sentir um estranho em Israel e tenta reconciliar-se na identidade judia que permanece um mistério para si.
Após a tragédia, Abir é acolhido por familiares em Paris, encurralado entre dois mundos inconciliáveis: o núcleo familiar tradicional e asfixiante e a sociedade francesa aberta e plena de possibilidades. Noura, que se rebela contra as imposições do integrismo religioso do seu pai, e Marion, uma adolescente bela e irreverente, por quem Abir se apaixona obsessivamente, são as jovens que corporizam esta França no romance.
Contudo, tal como Jacob foi um joguete perante uma vontade que não a sua, também Abir será incapaz de prevalecer perante uma identidade imposta, que o consumirá. Os dois voltarão a cruzar-se anos mais tarde, sob o fumo e os escombros das bombas com as quais o Círculo, uma organização terrorista islâmica, semeia o terror no coração da Europa e da Liberdade.
ABC
«Mártires, heróis, sacrifício, honra. O romance é o eco sangrento dos grandes atentados do século xxi, desde o ataque às Torres Gémeas em Nova Iorque em 2001, aquele que ocorreu em Atocha em 2004 ou o dramático atentado no Bataclán em Paris, em 2016.»
El País
«De Lado Nenhum, o primeiro romance contemporâneo da autora, viaja ao conflito israelo-árabe para explicar o desenraizamento de quatro personagens.»
El Mundo
«Julia Navarro explora, no seu novo romance, o poder das origens de cada um de nós. De Lado Nenhum questiona se o lugar de onde vimos define irreversivelmente o nosso futuro.»
La Nación
«Como se faz um terrorista? Julia Navarro conta-o neste romance, perseguindo o caminho do ódio e do deslocamento de um imigrante islamista em França.»
El Periódico