Chama-me pelo Teu Nome
de André Aciman
Descubra mais
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2018
Chama-me pelo Teu Nome é um romance arrebatador sobre o desejo e a experiência da atração. Uma das grandes histórias de amor do nosso tempo, narrada de forma inteligente e imprevisível.
Na idílica Riviera italiana nasce um romance intenso entre um rapaz de dezassete anos e o convidado dos pais, um estudante universitário que irá passar com eles umas semanas no verão.
A mansão sobre as falésias é povoada por um conjunto de personagens excêntricas, com um gosto especial pela boa vida. Mas nenhum dos jovens está preparado para as consequências da atração, que, durante essas apaixonadas semanas de calor, mar e vinho, faz crescer entre eles o fascínio e o desejo, sentimentos que não conseguem suprimir, apesar de todas as proibições e dos perigos.
Divididos entre o receio das consequências e o fascínio que não conseguem esconder, avançam e recuam movidos pela curiosidade, o desejo, a obsessão e o medo, até se deixarem levar por uma paixão arrebatadora e descobrirem uma intimidade rara que temem nunca mais encontrar.
Chama-me pelo Teu Nome não é só uma história intemporal, é também uma análise franca, bela e dura sobre a paixão - como agimos, pensamos e sentimos. Uma elegia ao amor e um livro inesquecível.
Colm Tóibín
The Washington Post
«Este romance é simultaneamente uma carta de amor, uma invocação e também tem qualquer coisa de epitáfio... um livro excecionalmente belo.»
The New York Times
«Um romance repleto de pormenores ricos e sensuais. Aciman traça com destreza uma relação que está a florescer e que as duas partes tanto querem como temem.»
The Boston Globe
Comentários
-
Uma Experiência Total!
André Aciman capta toda uma mistura de sentimentos nas suas palavras de uma tal forma que jamais pensei ser possível descrever. Todo um ambiente é recriado à minha volta enquanto leio as belas descrições das tardes soalheiras e preguiçosas, lembrando-me e fazendo-me sentir saudades de memórias que nem sequer vivi. A envolvencia dos personagens é magnífica, esta obra segue demonstrando como funciona a mente inquieta de Elio, e como o seu corpo reage aos seus pensamentos, à novidade e a Oliver. Um livro muito humano. Simplesmente... perfeito.
-
chama-me pelo teu nome
Gostei bastante da obra, a escrita é extraordinária, tu sentes mesmo que estas a viver aquilo com as personagens. Recomendo o livro para maiores de 16 devido a alguns momentos. Apesar de ter apreciado a obra não teve o impacto em mim que achava que ia ter, devido as opiniões das outras pessoas a certa do livro.
Um belíssimo romance, que nos cria uma ansiedade e nostalgia no peito! Vale a pena!
Anos 80, o Norte de Itália, o sol que queima a calçada com a mesma força com que queima o coração de Elio que arde por Oliver e aquela sensação epicurista de um verão intenso. Extraordinariamente bem escrito, este livro apresenta-nos o belo universo interior de Elio, as suas ansiedades, receios e paixões. É leve, é denso, é singular. Uma história de amor que é mais do que isso, é um hino intemporal aos amantes de verão que acabam por ser amantes a vida toda, ainda que os anos passem e o sol dê lugar à chuva.
Um livro delicado que conta a história do Eliot, um adolescente que está descobrindo a sua sexualidade. Todo o verão, o seu pai, um professor renomado de universitário, recebe um aluno ou aluna para passar uma temporada de estudos em sua residência na Itália. Nesse ano, vem o charmoso americano Oliver que desperta sentimentos novos e conflituantes em Eliot. Uma linda história de amor, cheia de mensagem de aceitação e respeito.
Não existe palavra que melhor defina "Chama-me Pelo Teu Nome" que INTENSO! Uma história de amor intensa, personagens intensos, um enredo intenso, enfim, um livro intenso! André Aciman com esta obra promete derreter até o mais gelado dos corações.
"Call Me By Your Name" não é apenas mais um fenómeno de vendas/bilheteira. A sensibilidade de André Aciman é legítima, sendo aqui materializada na sua atenção e carinho para com as personagens que cria, bem como para os seus sentimentos - mesmo sendo eles (por vezes) contraditórios. É cru, romântico, sonhador e cheio, cheio de sensualidade. Numa escrita fluída, corajosa e inventiva na expressão de sentimentos que possam talvez ainda não ter nome. Mais do que uma história de amor, é uma história sobre a descoberta de sentimentos e de como estes por vezes não fazem sentido na sua coexistência. Um dos livros mais bonitos do ano passado, obrigatório!
Um livro arrebatador que nos dá a conhecer o poder da paixão, o desejo desenfreado e louco que só as grandes histórias de amor nos fazem sentir. Magnífico!
Uma das mais belas histórias de amor que já vi retratada em livro. A história de Elio, um jovem de 17 anos, e de Oliver, um estudante universitário que vivem uma paixão livre de preconceitos e sem barreiras. Os diálogos, o cenário, impossível não gostar.
Um livro que nos conta uma das mais belas histórias de amor, entrelaçada com as manobras psicológicas que estão envolvidas em todos os aspectos da atracção. Uma história contada com uma mestria extraordinária pelo autor André Aciman, que se torna ainda mais indispensável após o sucesso do filme do mesmo nome.
Uma história de descoberta. Um amor de uma pureza surpreendente que, para quem lê, ganha uma beleza maior com a ajuda de um cenário idílico. Um livro de boas sensações que transportam o leitor para um ambiente doce de um final de tarde de Verão.
Um livro de descoberta, sentimentos na sua forma mais crua e paixão! Aciman consegue pôr por escrito sentimentos que nunca pensei ser possível, com palavras simples e ao mesmo tempo intensas.
Obra focada nos sentimentos. Um jovem vive atormentado e renega aquilo que sente, vivendo uma vida oca. É um livro escrito na primeira pessoa mostrando estados de espírito num caminho onde a paixão proibida entre um jovem e um homem leva à controvérsia. As relações humanas descritas com contratempos, onde o querer arriscar balança com uma sociedade de preconceitos.
De alguma forma, André Aciman consegue escrever um dos livros que mais me marcou. Conta-nos uma história de descoberta íntima com descrições e falas maravilhosas e que é espantosamente acessível não só a adultos, como também a jovens adultos. Mais do que recomendado, tal como a adaptação a filme.