Sobre o livro
De onde vêm os Reis Magos? Qual é o significado do ouro, da mirra, do incenso? Que simbolizam o bolo-rei, os ovos da Páscoa? Por que se festejam os mortos no mês de Novembro? Quem é o Pai Natal?
Guy Deleury responde a estas questões, percorrendo o Velho e o Novo Testamento, bem como a lenda arturiana, o «Gargântua» de Rabelais, até às profundezas das mitologias indiana e céltica. Com uma erudição que assume o tom familiar de uma conversa, Deleury reconstitui a história das festas cristãs que marcam o nosso calendário: a Candelária, o Pentecostes, o Dia de Todos os Santos, a Páscoa, o Natal... Mostra como a partir de um acto de fé, que na maioria dos casos tem a sua origem num acontecimento histórico, os homens elaboraram progressivamente a sua celebração, enriquecendo-o com os mitos que lhes eram familiares.
Tendo por preferência o pensamento de Claude Lévi-Strauss, de MIrcea Eliade e de Georges Dumézil, esta obra fascinante ajuda-nos a descobrir os múltiplos sentidos de uma tradição:a parte de fé, o lado do sonho, o aspecto do júbilo.
Num tempo em que o significado oculto do quotidiano parece estar cada vez mais inatingível, este livro torna-se particularmente revelador.