Apenas Miúdos
de Patti Smith; Tradução: Jorge Pereirinha Pires
Grátis
Sobre o livro
Este é o primeiro livro de Patti Smith em prosa. É um livro de memórias - que começa no Verão em que Coltrane morreu, do Verão do amor livre e de todos os motins, do Verão em que conheceu a figura central deste livro - o lendário fotógrafo americano Robert Mapplethorpe. Mas é também um retrato de época - dos dias do Chelsea Hotel e de Nova Iorque no fim dos anos 1960 - e uma comovente história de juventude e amizade.
Just Kids é uma fábula em que encontramos poesia, rock’n’roll, sexo e arte que começa numa história de amor e acaba numa elegia..
Pedro Dias de Almeida, Visão
«Apenas Miúdos, o seu primeiro livro em prosa, é um objecto despido de floreados, com um registo seco mas ritmado.»
Time Out
«Aquilo que nos engancha em Apenas Miúdos é o retrato não só de uma época mítica de Brooklyn e do Chelsea Hotel - finais de 60, princípios de 70, Burroughs e Ginsberg passeando pelas páginas -, mas sobretudo de um par de artistas que acreditavam o suficiente na sua arte para a ela se entregarem abnegadamente.»
Gongalo Frota, Público
«A escrita é intuitiva e sincera, comovente no modo como se preocupa em lançar luz sobre as pessoas com quem se cruza. Não há aqui figurantes para uma ego trip do artista, truque frequente das biografias das estrelas rock. Patti, não sendo santa, é sensata.»
Tiago Cavaco, Ler
Comentários
-
Pedaços de vida enquanto arte.
A poetisa do punk verte para as páginas deste livro grande parte de si própria: do seu passado, das suas relações, memórias, amores, da arte - música, fotografia, poesia. Profundamente pessoal é uma viagem por memórias do íntimo (amores e cumplicidade com Robert Mapplethorpe) e do público (a Nova Iorque dos 60's/70's e de um tempo que já não existe mais, da boémia dos cafés e do Hotel Chelsea).
Patti Smith leva-nos às origens da sua arte, do seu amor pela escrita, música, poesia, fotografia, mostra-nos onde cresceu a artista que hoje conhecemos e o seu amor por Robert Mapplethorpe assim como a sua história. Nova Iorque no fim dos anos 60' era o local onde tudo era possível, e assim temos a história de dois amigos que vão viver o seu sonho, abdicando de todo o conforto que tinham no seio das suas famílias, para conseguirem chegar à sua arte. Uma história real, contada de uma maneira tão poética que nos faz querer ser as personagens principais.