Joel Arsénio Baptista Lirab nasceu em 19 de julho de 1946. É natural de Amora, Concelho do Seixal, Distrito de Setúbal.
Livros publicados:
"O Despertar para a Vida 1 e 2"
"Sombras do Meu Sentir" (esgotado);
"O Fogo das Palavras" (esgotado); "Poesia ao Vento", "Inquietações"; "Um Mundo sem Fim" e "Açores, Meus Segredos, Meus Amores", atualmente na 2.ª edição.
É autodidata, escritor, encenador, poeta, músico e ator.
Participou em várias antologias literárias.
Recebeu várias menções honrosas. Foi homenageado pela Academia Poços–Caldense de Letras, Brasil e pelo Grupo Asas da Poesia – Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho – Maia. Em Junho 2016; pela Associação RigoriCoragem, em Ponta Delgada, a convite da Dra. Graça Borges Castanho.
Autor das seguintes peças de teatro:
– "A Partida";
– "A Pedra Brilhante",
– "As Velhas Rabugentas";
– "O Computa(DOR)";
– "Eu, Doida?!";
– "O Visconde de Alcagoitas";
– "O Baú Misterioso";
– "A Escolha", "Sem Abrigo";
– "A Senhora dos Papeis";
– "Fernando no Martinho";
– "O Testamento".
Para além da vertente artística e de escritor, foi também, duas vezes autarca no concelho do Seixal, participando ainda em jornais locais e distritais, bem como em programas de rádio sobre a sua verdadeira paixão: A POESIA.
No movimento associativo, colaborou com várias coletividades do concelho do Seixal, desempenhando neste momento o lugar de Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Associação Universo Autista.(...)