A Cicatriz
de Maria Francisca Gama
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
«Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.»
Um casal foi de férias para o Rio de Janeiro, numa viagem que prometia ser inesquecível. Depois de dias encantadores, banhados pelo sol e pelo espírito leve e sempre em festa carioca, aproveitam uma das últimas noites para irem jantar fora. Quando terminam a refeição, satisfeitos e apaixonados, decidem ir a pé para o hotel, mas não se recordam se o caminho mais perto é pela esquerda ou pela direita. Como é que a vida pode mudar tanto, apenas assim, por uma escolha irrisória?
Um relato profundo e duro, escrito na primeira pessoa, que se debruça sobre a finitude da vida, as decisões irrefletidas que a moldam e o conceito de amor eterno, com a cidade maravilhosa como pano de fundo.
Comentários
-
Um livro que despertou emoções muito fortes
É um livro de leitura rápida, mas com vários momentos para parar e refletir. Apesar de pequeno, é muito denso.
-
Excepcional
Não há palavras para descrever este livro, apesar de pequeno é intenso. Por favor Maria Francisca Gama nao pares de escrever!
-
Uma cicatriz dura
Um livro que pode ser duro...muito duro.. Mas que vale apena
-
Emotivo
“A Cicatriz”, de Maria Francisca Gama, é um livro intenso e extremamente emocionante. A história aborda como decisões inesperadas podem mudar vidas para sempre, explorando as fragilidades humanas com muita sensibilidade. É uma leitura que mexe com o coração e deixa uma marca profunda.
-
Opinião
Muito bom.
-
Impossível ficar indiferente
O livro é de leitura rápida e faz-nos sentir a frescura da juventude, a força do amor, o início de vida a dois com a intensidade dos sentimentos. É como se uma descrição de um acontecimento nos fosse contado por um amigo próximo. Como uma situação trágica altera tudo....Toca em problemas reais, preocupantes e a necessidade de auxílio às vítimas... Impossível ficar indiferente. Um livro que nos marca para sempre!! Aconselho a leitura, em especial aos jovens... De referir que é uma escrita intensa pelas mãos de uma escritora nova...
-
Uma estória dolorosa, nua e crua.
É um livro duro, nu e cru. Extremamente doloroso e triste. Porque, por muito que não queiramos, acabamos sempre por nos “interligar” às personagens e sofremos com elas. E foi isso. Um sofrimento. Uma dor tão forte, mas ao mesmo tempo tão leve; porque será sempre impossível sentir a dor de algo assim sem a viver mesmo. Todo o entendo extremamente bem conseguido. Intenso e cativante. Pensei várias vezes se esta estória não foi real, porque transportou-me exatamente para o Brasil, para aquele casal e para aquele terrível dia. Sofri com esta mulher. Com o seu companheiro “ele”. Com eles. Nem sei que palavras poderei escrever para descrever o que senti. A dor que se apoderou dela. Que nunca mais a deixou. Que naquele dia perdeu a sua vida. A sua alma. O seu “eu”. Perdeu o amor da sua vida. Perdeu tudo. E nunca mais se voltou a reencontrar.
-
´´Nunca voltes ao sítio onde foste feliz´´
Excelente livro, bem escrito e que aborda um tema tão importante. Parabéns Maria Francisca Gama pela excelente escrita, que potencial que tens Continua! Para ler e ficar derretida com a história mas ao mesmo tempo angustiada com o final. Sabem aquele livro que ficamos a pensar nele durante 1 semana por tudo o que foi escrito e como foi escrito, este é um deles. Cativou-me no inicio e prendeu-me no fim. 1 decisão mal tomada um fim surpreendente.
-
Há cicatrizes que nos marcam de forma imprevisível
´´Ainda hoje sonho, e acredito que ele também, só deixámos de o poder fazer em conjunto.´´ Os livros não se medem aos palmos e este é um claro exemplo disso. Dizer que é um murro no estômago não faz jus a tudo o que nos faz sentir. Senti-me com um nó na garganta o tempo todo, e apesar de desde o início desconfiar do enredo, fez-me perder o fôlego com as descrições do antes, durante e após determinado acontecimento que muda a vida da protagonista para sempre. Virar à direita ou à esquerda? Tão simples quanto isso e a vida nunca mais será igual. É um tema que não deixará ninguém, principalmente nenhuma nenhuma mulher, indiferente. ´´Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.´´
-
A curar a cicatriz d´´a cicatriz´´
Sim, é verdade, fica-se com uma cicatriz na alma feminina, doce, sonhadora e ingénua, depois de ler este livro. Mas não quero que sare. ¿¿
-
Uma leitura dolorosa mas maravilhosa!
Demorei dias até conseguir escrever sobre este livro. Senti que fui atropelada emocionalmente por um Asteroide. Senti que fui invadida emocionalmente de uma tal forma que não conseguia sequer colocar por palavras o que senti. Eu leio muita coisa difícil, violenta, mas este livro conseguiu fazer com que além de o ter lido em cinco horas de seguida, me toldasse a mente. Que brutalidade de livro. Que escrita incrível da autora. Não é para todos, é muito muito difícil, cruel, real, doloroso, mas está tão bem escrito que nos mantemos agarrados, afinal temos que saber porque razão aquele Dia, o Dia, mudou as vidas daquele casal para sempre. Esquerda ou Direita? Vida ou Morte? É um livro de uma mulher para Mulheres, para Homens que amam e odeiam as mulheres. Quem ler vai entender porque digo isto. Quem ler vai entender a realidade da vulnerabilidade feminina, mas ao mesmo tempo resiliência perante a adversidade. Perante a Morte sem morrer. Vou deixar-vos algumas passagens que me marcaram e esta leitura está candidata a livro favorito de 2024 (sim estamos só no inicio do Ano mas bem sei o que senti). Quando sentimos “fisicamente” uma leitura é porque está tudo bem. É porque estamos vivos e acordados para o que nos rodeia. Leiam, LEIAM, leiam, porque a autora está de PARABÉNS, e mais uma vez TÃO BEM QUE SE ESCREVE EM PORTUGAL!!!!!
-
Ela e ele
Livro fenomenal, com uma estória na primeira pessoa absolutamente arrasadora. Nunca me lembro de ter chorado com um livro... mas este fez-me soluçar e ter vontade de entrar dentro do livro e dar colo a ela e a ele. Nunca mais me vou esquecer deste livro. Como o rumo da vida pode mudar com uma decisão corriqueira. Parabéns à autora e obrigada pela intensidade da narrativa e pela sua extraordinária capacidade de nos manter imersos numa expectativa crescente. Uma nova e possante voz na literatura portuguesa.
- ver menos comentários ver mais comentários
Um livro brilhantemente escrito sem dúvida alguma. Quando iniciamos a leitura, já ficamos presos pela curiosidade, pois a personagem torna-nos sua confidente, é um desabafo, um tremendo de um desabafo, nós sentimos página após página o prenúncio de algo muito mau, terrivelmente mau e não ficamos imunes, porque a angústia, o desespero, o desalento está tão presente na escrita da autora , que ao lermos temos aquela sensação que prendemos o ar. É um livro cru, doloroso de uma violência visceral, mesmo para quem lê livros com temáticas mais pesadas, este livro consegue nos abalar.