A Balada dos Pássaros e das Serpentes
de Suzanne Collins; Tradução: Jaime Araújo
Grátis
Sobre o livro
A ambição é o seu estímulo.
A competição a sua força motriz.
Mas o poder tem um preço.
É a manhã da ceifa, que dará início aos décimos Jogos da Fome. No Capitólio, Coriolanus Snow, então com dezoito anos de idade, está a preparar-se para o seu momento de glória como mentor nos Jogos. A outrora poderosa casa de Snow vive tempos difíceis e o seu futuro depende da possibilidade de Coriolanus usar o seu charme, inteligência e engenho para vencer os seus colegas na luta por um tributo vencedor.
As probabilidades estão contra ele, pois recebeu a humilhante tarefa de orientar a rapariga do Distrito 12, a tributo menos desejada. Os seus destinos encontram-se definitivamente interligados - cada decisão que Coriolanus tomar poderá levar ao sucesso ou insucesso, ao triunfo ou à ruína.
Dentro da arena, a luta será até à morte. Fora da arena, Coriolanus começa a afeiçoar-se à sua tributo condenada e tem de confrontar a necessidade de obedecer às regras com o seu desejo de sobreviver a todo o custo.
Time Magazine
«Se leu Os Jogos da Fome de uma só vez, prepare-se novamente para uma longa jornada - porque A Balada dos Pássaros e das Serpentes é quase impossível de parar de ler... É extremamente empolgante, provocadora e pertinente.»
Amazon Book Review
Vamos voltar aos Jogos de Fome, desta vez recuando no tempo e vendo a sua versão mais antiga, onde todo o espetáculo à volta deste jogo tão cruel começa aos poucos a ser contruído. Temos de ler esta história tendo em conta naquilo em que Snow se vai tornar. E esta é a história da sua vida e adolescência. A autora consegue não se esquecer do vilão que Snow é e não romantiza a sua personalidade, só porque é a personagem principal. Assim o livro acaba por se tornar interessante. É um livro com um ponto ou outro que podem gerar desagrado, principalmente a dedicação que a sua tributo tem por ele, mas toda a narrativa está bem escrita e dá vontade de avançar na história e descobrir o que vai acontecer a seguir.
Sendo uma ávida fã da trilogia dos Jogos da Fome, estava ansiosa por mergulhar nesta prequela. Não foi de encontro às expectativas. Snow não cativa como personagem principal, principalmente quando sabemos no que ele se irá tornar no futuro. Não achei as relações entre personagens credíveis e o final deixou imenso a desejar. Ficaram fios por ligar, mas não deixa de ser um livro interessante para quem é fã.
Esta é a prequela da trilogia famosíssima dos “Jogos da Fome” desta vez focando no Presidente Snow. Conseguimos ter respostas e justificações para o que viria a ser um dos maiores vilões que esta saga nos proporcionou. Snow não tem o mesmo impacto que a anterior personagem principal, Katniss Everdeen, nos proporcionou, mas isso não impede que este livro não deixe de ter as suas partes chocantes e interessantes que nos deixa o a querer saber o que acontece no seu final.